03/11/2025 09:03:00

Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” transforma confiança em ativo

Parceria entre InfoMoney e TM20 dá visibilidade ao estudo que mensura financeiramente as empresas que mais valem no país

Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” transforma confiança em ativo - Notícias - Mato Grosso digital
Reputação e valor de marca são ativos cada vez mais estratégicos no mundo corporativo. E é justamente para mensurar esse capital intangível, mas de enorme peso nos negócios, que existe o Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, um dos mais respeitados levantamentos sobre branding e valor de marca do país.
 
 
A partir de 2025, oInfoMoneypassa a apresentar o ranking em parceria com aTM20 Branding, consultoria especializada em avaliação e gestão de marcas, além das colaboradoras Brazil Panels e Elos Ayta.
 
 
Aliás, a divulgação dos vencedores acontece, em São Paulo (SP), no dia 3/11. “Trata-se de um estudo de referência, que valoriza empresas que moldam o presente e o futuro da economia brasileira”, explica Matheus Lombardi, CEO do InfoMoney.
 
 
O que o prêmio ‘As Marcas Mais Valiosas do Brasil’ revela sobre o mercado
Segundo Lombardi, a iniciativa reforça a missão do portal de conectar o mercado financeiro e o mundo corporativo por meio de dados e análises de alta credibilidade.
 
 
“Celebramos a parceria com a TM20, que traz a robustez metodológica e a confiança necessárias para oferecer ao mercado um retrato preciso do impacto das marcas mais influentes do Brasil”
— Matheus Lombardi, CEO do InfoMoney
 
 
E ao unir análise financeira e percepção de marca, o Prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” oferece uma leitura precisa sobre como as empresas criam valor para além dos números contábeis.
 
 
Com o InfoMoney como casa oficial do ranking, o estudo ganha maior visibilidade junto a executivos, investidores e lideranças do mercado financeiro.
 
 
Mais do que uma lista de líderes, o prêmio é um termômetro sobre a força das marcas no ecossistema empresarial brasileiro, mostrando como reputação, inovação e propósito se refletem em resultados concretos.
 
 
Metodologia: como o prêmio calcula o valor das marcas
Diferente de enquetes de popularidade, o ranking “As Marcas Mais Valiosas do Brasil” é baseado em critérios financeiros e mercadológicos objetivos, alinhados a padrões internacionais de valuation.
 
 
A TM20 utiliza uma metodologia que combina três pilares fundamentais: contribuição da marca, força da marca e valor financeiro da marca.
 
 
“Essa abordagem permite que as empresas compreendam o impacto real de suas marcas nos resultados econômicos e gerenciem seu crescimento de forma mais eficaz”, esclarece Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding.
 
 
Os três pilares do ranking
  • Contribuição da marca: mede atributos como qualidade percebida, confiança, inovação e percepção de preço.
  • Força da marca: avalia o impacto da marca ao longo da jornada do consumidor, desde lembrança espontânea até recomendação.
  • Valor financeiro da marca: resulta da combinação dos dois fatores anteriores com indicadores financeiros, como valor de mercado e patrimônio líquido.
 
Essa metodologia, então, busca traduzir o quanto uma marca contribui efetivamente para o desempenho econômico das empresas.
 
 
“Desde 2003, publicamos rankings de valor de marca com o objetivo de tangibilizar ao mercado o valor financeiro desse ativo”
— Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding
 
 
Estrutura e abrangência do ranking
O levantamento é dividido por setores – como varejo, construção civil, saúde, energia e tecnologia – e inclui também um ranking geral com as marcas mais valiosas do país.
 
 
Nesta edição, foram ouvidas mais de 20 mil pessoas em diferentes regiões do Brasil, ampliando a representatividade da amostra. E pela primeira vez, empresas de capital fechado também puderam participar, desde que possuam informações públicas suficientes para avaliação financeira e mercadológica.
 
 
Em 2024, o Nubank (ROXO34) ocupou o topo do ranking, com valor de marca estimado em US$ 26,4 bilhões. Na sequência aparecem Mercado Livre (MELI34), Itaú (ITUB4), Vivo (VIVT3) e XP, que completam o top 5.
 
 
 
 
Por: Daniel Navas / InfoMoney
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Nov 2025

27ºC / 19ºC

05 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados