21/10/2025 09:30:00

Controle externo, governança e accountability são abordados no MBA em Gestão de Cidades do TCE-MT

19º módulo foi ministrado pelo consultor jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia, nesta sexta-feira (17)

Controle externo, governança e accountability são abordados no MBA em Gestão de Cidades do TCE-MT - Notícias - Mato Grosso digital
Controle externo, governança e accountability em cidades inteligentes foram os temas centrais debatidos durante o 19º módulo do MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Fadisp nesta sexta-feira (17). A aula, realizada no auditório da Escola Superior de Contas, com transmissão ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2), foi ministrada pelo consultor jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia.
 
 
Coordenador pedagógico da Escola Superior de Contas, Grhegory iniciou sua apresentação falando sobre a importância da troca de experiências em uma capacitação como esta. “Sei que os alunos vêm aqui para escutar experiencias e saber como levar para a sua unidade, com um volume maior de conhecimento a ser aplicado."
 
 
Sobre o tema, o professor, que também é procurador de carreira da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou os impactos dos avanços tecnológicos oriundos da era digital no corpo social e na gestão pública. “Existem implicações diretas entre gerir uma cidade ou um órgão público e a tecnologia. Um exemplo prático é a produção de insumos destinados a uma cidade em Mato Grosso acontecer no maior mercado de exportação tecnológica do mundo, a China”, explicou.
 
 
Para o facilitador, é importante que os gestores conheçam os conceitos de cidades inteligentes e cidades sustentáveis para uma administração pública satisfatória, alinhada ao momento tecnológico. “Quando falamos em uma cidade inteligente, não podemos desacompanhá-la de ser uma cidade sustentável. A verdadeira cidade inteligente utiliza a tecnologia como meio para alcançar a sustentabilidade, inclusão e bem-estar coletivo, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, pontuou.
 
 
 
No 19° módulo foram debatidos controle externo, governança e accountability em cidades inteligentes.Clique aqui para amplia
 
 
A cerca da governança urbana, Grhegory Maia conceituou como o compartilhamento de poder e decisões entre governo, mercado e sociedade civil, com centralidade nas pessoas e utilizando a tecnologia em benefício de todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.
 
 
Já a accountability, aparece como um conceito de transparência que leva a resultados na prática. 
 
 
“São trabalhos em que você utiliza os meios de transparência para fortalecer a eficiência de resultado. Uma situação prática promovida pelo Tribunal de Contas é o Sistema Radar, que exemplifica como tecnologia fortalece a accountability. A plataforma oferece dados em tempo real sobre gestão municipal e estadual, transformando cidadãos em agentes ativos do controle social”, disse. 
 
 
A pós-graduação em Gestão de Cidades faz parte da estratégia da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. 
 
 
O curso tem carga horária de 360 horas, conta com cerca de mil alunos e é coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Oct 2025

27ºC / 19ºC

23 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados