19/10/2025 09:30:00
TCE-MT conclui segunda turma da capacitação em melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI
Curso sobre ITIL 4 aborda uso de Inteligência Artificial no gerenciamento de TI

A Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu, nesta quinta-feira (16), o segundo ciclo da capacitação sobre o ITIL 4, conjunto internacional de melhores práticas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o curso foi ministrado pelo professor Antônio João de Arruda Cebalho.
Segundo o ministrante, o ITIL 4 refere-se a “Information Technology Infrastructure Library”, metodologia em constante atualização que está em sua quarta edição principal. “Em qualquer área da TI, os padrões de boas práticas estão sempre mudando e o profissional precisa estar preparado para dominá-los. Neste sentido, preparamos os profissionais de tecnologia para acompanhar as transformações do setor”, afirmou.
Cebalho destacou ainda que o conteúdo incluiu a discussão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no gerenciamento de serviços de TI.
“Tivemos a oportunidade de falar sobre a chegada da IA nesse contexto. É preciso preparar o profissional para dominar a ferramenta e não ser dominado por ela. Quem programa e desenvolve IA são os profissionais de TI, então quanto mais capacitados estiverem, mais aptos serão para gerar bons produtos e serviços com o apoio dessa tecnologia”, completou.
O coordenador de Banco de Dados e Aplicações da SETI, Ricardo de Oliveira, que participou da capacitação, ressaltou a importância do ITIL 4 para o planejamento e padronização dos processos. “Este curso é extremamente relevante, porque envolve planejamento, organização e consistência das informações com base em frameworks, que padronizam a execução. A oportunidade se encaixa como uma luva, especialmente para quem lidera equipes de tecnologia”, avaliou.
Já para o analista de Banco de Dados da SETI, Miguel Almeida, o treinamento reforça o compromisso da equipe com a segurança e a eficiência. “O ITIL 4 entra como uma ferramenta robusta, que ajuda a estruturar processos e a fortalecer a segurança dos dados. A TI é um setor dinâmico e exige atualização constante, tanto dos usuários quanto de quem fornece soluções. O curso amplia nossas possibilidades de oferecer serviços mais rápidos, performáticos e seguros”, pontuou.
Também participando do curso, o estagiário Francisco Naifa, estudante de Engenharia da Computação da UFMT e natural de Guiné-Bissau, destacou a importância da iniciativa. “Estou aprendendo muito com o professor. Essa ferramenta nos ajuda a compreender um conjunto de boas práticas aplicadas ao mercado de trabalho. Acho muito importante o Tribunal oferecer esse tipo de capacitação, tanto para os servidores quanto para os usuários finais”, afirmou.
Com o encerramento da segunda turma, a SETI se prepara para dar continuidade à formação dos demais servidores, reforçando o compromisso do TCE-MT com a atualização e o aperfeiçoamento das equipes que atuam na gestão de tecnologia e inovação. “Nesta segunda turma, 32 colaboradores da SETI fizeram o curso. Na primeira, foram 45, e ainda teremos uma terceira turma com mais de 30 servidores”, explicou o professor Antônio Cebalho.
Leia também
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2025
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2025
Domingo, 19 de Outubro de 2025
Sábado, 18 de Outubro de 2025
Sábado, 18 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
21 Oct 2025
27ºC / 19ºC
22 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados