20/10/2025 08:35:00

Wilson Santos visita o primeiro Centro de Referência Paralímpico de MT

O espaço atende 390 crianças e adolescentes, sendo que 60 possuem deficiências física ou intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Wilson Santos visita o primeiro Centro de Referência Paralímpico de MT - Notícias - Mato Grosso digital

A convite da vereadora Elis Enfermeira (PL), do município de Cáceres, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) visitou, na última sexta-feira (10), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para conhecer os projetos esportivos desenvolvidos no campus. A comitiva foi recebida pela diretora de Política Pedagógica e Financeira, Rinalda Bezerra Carlos; pelo supervisor do Centro de Referência Paralímpico, Emanuel Carvalho; e pelo diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), Cesar Davi Mendo.

 

“Esses tipos de projetos sociais na área do esporte, mexe com a auto-estima, no desenvolvimento e proporciona qualidade de vida e melhora as relações interpessoais destes jovens atendidos. Sem contar que eles podem se tornar grandes desportistas já que têm a oportunidade de participar de competições regionais, estaduais e nacional. A inclusão social é uma das nossas principais bandeiras. Já adianto que a vereadora Elis já tem uma emenda parlamentar conosco para o próximo ano. A gente se organiza e farei o possível para contribuir com o esporte de Cáceres”, afirmou o deputado. 

 

A vereadora relatou aos presentes, durante a visita, que por acompanhar o trabalho realizado por Wilson Santos na Assembleia Legislativa, principalmente no campo da inclusão social, com diferentes públicos diagnosticados com autismo, dislexia e surdez, notou a importância de apresentá-lo às ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Paralímpico da Unemat de Cáceres, que é o primeiro espaço criado no estado de Mato Grosso, para atendimento à pessoa com deficiência no esporte paralímpico.

 

“Eu tinha que trazê-lo aqui, para conhecer este importante projeto de perto e ver a principal necessidade da Unemat para atender os projetos sociais. Desde já agradecemos toda a atenção dele conosco”, pontuou Elis.

 

 De acordo com o supervisor do Centro de Referência Paralímpico, Emanuel Carvalho, os projetos desenvolvidos atendem 390 crianças e adolescentes, sendo que 60 possuem deficiências física ou intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Todos contam com acompanhamento multidisciplinar de profissionais das áreas de educação física, enfermagem e medicina, como, também, de estudantes de graduação, bolsistas e voluntários.

 

“Nosso trabalho envolve o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, formação de professores e auxílio na construção de políticas públicas. Temos importantes parceiros envolvidos em todos os projetos de esporte desenvolvidos pela Unemat – sendo um deles o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Ministério do Esporte (MESP), entre outras entidades e órgãos governamentais”, explica Emanuel. 

 

Ele acrescenta que há um conjunto de atividades para o público atendido que tem acesso para a prática esportiva nas modalidades de natação, futebol, badminton, bocha paraolímpica, handebol e atletismo.

 

“Nossa preocupação também é levar informação para a família e dar transparência nas atividades realizadas. A gente acompanha estes alunos sistematicamente. Uma das nossas expectativas é ampliar o atendimento à comunidade, especialmente voltada para crianças e adolescentes”, relata o supervisor.

 

Com a visita dos parlamentares, os representantes da Unemat aproveitaram para reivindicar a aquisição de um micro-ônibus para permitir o deslocamento e participação de mais crianças e adolescentes nos projetos. “Temos interesse por dois micro-ônibus ou vans adaptadas para cadeirantes, de forma a garantir a ampliação e a acessibilidade do atendimento. Também, queremos aumentar o atendimento às pessoas com TEA nos níveis 2 e 3, só que é preciso recursos financeiros para a contratação de profissionais especializados”, cita Carvalho.

 

Durante o encontro, Wilson Santos confirmou a destinação de emenda parlamentar no próximo ano para Cáceres e que será sob a indicação da vereadora Elis Enfermeira e está à disposição para somar forças no fortalecimento de projetos sociais na área do esporte, como o já realizado pelo Centro de Referência Paralímpico da Unemat.

 

 

 

 

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Domingo, 19 de Outubro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

21 Oct 2025

27ºC / 19ºC

22 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados