01/09/2025 09:20:00

Nissan diz adeus ao GT-R com o último veículo saindo da linha no Japão

Nissan diz adeus ao GT-R com o último veículo saindo da linha no Japão - Notícias - Mato Grosso digital
  • Aproximadamente 48.000 unidades foram produzidas ao longo de 18 anos
  • Unidade final é a edição Premium T-Spec na cor Midnight Purple
  • Nissan está empenhada em reimaginar a próxima geração do superesportivo
 
 
Yokohama, Japão – Após 18 anos, a Nissan comemora o fim da produção do GT-R R35 para o mercado interno japonês - a última região de vendas do modelo. Desde o seu lançamento em 2007, o GT-R R35 tornou-se um símbolo de desempenho e inovação, cativando os entusiastas do modelo e estabelecendo padrões no segmento de carros esportivos de alto desempenho.
 
 
Refletindo sobre um legado
Os trabalhadores da fábrica da Nissan em Tochigi, localizada a cerca de 100 km ao norte de Tóquio, reuniram-se para celebrar o extenso legado do R35 quando a última unidade saiu da linha. No total, aproximadamente 48.000 unidades foram produzidas e vendidas ao longo do ciclo de vida do modelo. O veículo final, uma edição Premium T-Spec, com acabamento na cor Midnight Purple, é destinado a um cliente no Japão.
 
 
Isto não é adeus
"Após 18 anos notáveis, o R35 GT-R deixou uma marca duradoura na história automotiva. Seu legado é um testemunho da paixão de nossa equipe e a fidelidade de nossos clientes em todo o mundo. Obrigado por fazer parte desta viagem extraordinária. Aos muitos fãs do GT-R em todo o mundo, quero dizer que este não é um adeus para sempre. Nossa meta para o nome GT-R é fazer um retorno um dia", afirma Ivan Espinosa, Diretor Executivo, Presidente e CEO da Nissan Motor Corporation.  
 
 
Em retrospecto
Olhando para trás na extensa história do GT-R R35, o veículo estabeleceu um novo padrão como o derradeiro Grand Tourer. Mais do que qualquer um dos seus antecessores, a equipe de planejamento e engenharia da Nissan procurou imbuir o GT-R R35 com um caráter 'multi-desempenho', entregando um verdadeiro GT 'Grand Tourer' com uma condução confortável, altos níveis de refinamento e ajuste e acabamento de referência, enquanto também permite que o piloto desfrute de um desempenho de classe mundial que incorpora o "R" no homônimo GT-R, um aceno para a tecnologia de corrida.
 
 
Desempenho aperfeiçoado
Em vez do típico ciclo de vida do produto que envolve uma grande atualização no meio do ciclo de vida, o GT-R R35 evoluiu continuamente ao longo de cada ano modelo. Dependendo do grau, os engenheiros da Nissan no Japão queriam liberar mais potência ou maiores níveis de controle, maior conforto e luxo, ou no caso do GT-R NISMO, um desempenho de pista de tirar o fôlego.
 
 
Alimentado pela paixão
Com o potente motor V6 biturbo VR38DETT, o aclamado sistema de tração integral ATTESA ET-S e a aerodinâmica inovadora, o GT-R R35 proporcionou experiências de condução entusiasmantes tanto na estrada como na pista.
 
 
Notavelmente, ao longo de sua produção, uma equipe central de apenas nove mestres artesãos - chamados Takumi - na fábrica da Nissan em Yokohama, no Japão, montou apaixonadamente à mão cada um dos motores instalados nas 48.000 unidades produzidas. Seus nomes são imortalizados em uma placa anexada a cada motor.
 
 
Ao longo do processo de produção, a potência máxima aumentou de 480 cavalos no lançamento para 572 cavalos a partir do ano-modelo 2017.
 
 
Em paralelo, os engenheiros da NISMO foram capazes de extrair ainda mais, adotando turbocompressores GT3 de corrida, bem como peças de alta precisão e peso equilibrado, incluindo anéis de pistão, bielas, virabrequim, volante, polia e molas de válvula. O resultado foram rotações mais rápidas e um trabalho do turbo mais rápido, entregando até 590 cavalos para os modelos GT-R NISMO.
 
 
 
Legado de esportes motorizados
O GT-R R35 alcançou uma invejável lista de elogios em pista e no automobilismo. A extensa lista inclui cinco vitórias da classe GT500 e três vitórias da classe GT300 no Campeonato SUPER GT do Japão; vitória na classe 2013 Blancpain GT Series Pro-Am; uma vitória nas 12 horas de Bathurst em 2015 e cinco vitórias da série de corridas de resistência japonesa Super Taikyu.
 
 
 
Recordes no 'Ring'
Em 2007, um GT-R R35 de produção marcou um tempo de volta de sete minutos e 38 segundos no circuito Nurburgring Nordschleife na Alemanha, uma das voltas mais rápidas conseguidas por um carro de produção apesar das condições serem ligeiramente úmidas em duas curvas.
 
 
A equipe voltou no início de 2008 com uma especificação básica GT-R R35 equipada com os pneus padrão do mercado interno japonês. Em uma pista seca, o piloto de teste chefe Toshio Suzuki melhorou seu tempo por nove segundos, alcançando sete minutos e 29 segundos e quebrando a barreira de sete minutos e meio pela primeira vez.
 
 
Em um testemunho do seu compromisso para evoluir e melhorar continuamente o GT-R, a Nissan voltou um ano depois ao 'Ring' para definir um tempo de volta ainda mais rápido de 7min 26 segundos. Em outubro de 2012, o GT-R melhorou seu tempo para sete minutos e 18 segundos.
 
 
Em novembro de 2013, os engenheiros da Nissan e um grupo de pilotos de elite fizeram outra corrida. Desta vez, e antes de sua revelação oficial, eles usaram um GT-R NISMO equipado com opções de pista que incluíram ajuste aerodinâmico, medidas de redução de peso e um sistema de suspensão exclusivamente sintonizado. Com Michael Krumm ao volante, eles conseguiram registrar 7 minutos e 8,679 segundos - o melhor tempo do R35 no circuito sagrado.
 
 
 
Um desafio muito mais perto de casa
Enquanto o 'Ring' continua a ser o desafio final, uma pista muito mais perto de casa chamou a equipe NISMO enquanto eles tentavam estabelecer novos recordes com o GT-R NISMO. Em dezembro de 2019, uma equipe incluindo o piloto Tsugio Matsuda reuniu-se no circuito de Tsukuba, localizado na prefeitura de Ibaraki, no Japão, com o objetivo de quebrar o recorde de volta do carro de produção da pista usando um modelo GT-R NISMO 2020.
 
 
A equipe cumpriu seu objetivo, com um tempo recorde de 59,361 segundos, superando o recorde anterior de carros de produção para a pista. Para colocar isso em perspectiva, uma redução de 0,3 segundo é igual a aproximadamente 10 metros de distância, o que significa que a equipe cruzou a linha um pouco mais de dois carros mais rápido do que o recorde anterior.
 
 
Não satisfeitos, eles voltaram em janeiro de 2024 com um modelo do ano 2024 GT-R NISMO e, com Matsuda de volta ao volante, quebraram seu próprio recorde, raspando 283 décimos de segundo para alcançar 59,078 segundos.
 
 
Acrobacias emocionantes
Em 2016, o GT-R R35 estabeleceu o título do Guinness World Records para a derrapagem mais rápida de sempre. Em um evento especial realizado no Aeroporto Internacional de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, um modelo 2016 do GT-R R25 especialmente tunado flutuou a 304,96 km/h e ângulo de 30 graus.
 
 
O fim da linha para o R35, não do nome GT-R
À medida que nos despedimos do GT-R R35, a Nissan continua comprometida com o nome GT-R com uma visão de reimaginá-lo para uma nova geração. As lições aprendidas com o R35 serão parte integrante da próxima geração do GT-R, garantindo que seu legado evolua enquanto aumenta o parâmetro de desempenho. "Entendemos que as expectativas são altas, o emblema GT-R não é algo que pode ser aplicado a qualquer veículo. Ele é reservado para algo verdadeiramente especial e o R35 define o padrão alto. Então, tudo o que posso pedir é sua paciência. Embora não tenhamos um plano preciso finalizado hoje, o GT-R evoluirá e reemergirá no futuro", diz o CEO Ivan Espinosa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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