02/09/2025 09:20:00
Geração Z na América Latina: 9 em cada 10 sonham com o carro próprio
Contrariando o estereótipo global normalmente atribuído às gerações mais jovens, uma pesquisa realizada pelo instituto De la Riva Group e pela Nissan oferece uma nova visão a respeito deste grupo na América Latina

América Latina – Nos últimos anos, tem sido considerado o fato de que a Geração Z (com idade entre 13 e 28 anos) não se interessa em ter carro próprio. No entanto, uma nova e exclusiva pesquisa desenvolvida em conjunto pelo instituto De la Riva Group e pela Nissan está contrariando este mito: de cada 10 jovens latino-americanos, 9 demonstraram o desejo de adquirir um veículo no futuro. Para muitos, o carro representa liberdade, segurança e estabilidade. Saiba mais detalhes nesta radiografia detalhada das expectativas e prioridades reais da Geração Z na região.
A metodologia
Na fase quantitativa da pesquisa, feita em 2024, foram entrevistados 1.202 jovens entre 15 e 21 anos de México, Colômbia, Argentina, Chile, Guatemala e Costa Rica, de todos os níveis socioeconômicos. Para isso, foram combinados métodos qualitativos e antropológicos que incluíram etnografias públicas, uma comunidade on-line com 52 participantes de todos os países e suporte no México, com uma metodologia própria criada especificamente para esta pesquisa, permitindo obter insights orgânicos por meio de interações próximas com esta geração.
Geração Z surpreende na América Latina
“Você gostaria de ter um veículo daqui a 5 anos?” Nove a cada dez centennials responderam que têm, sim, a intenção de comprar um carro no futuro. Esta simples pergunta ajuda a compreender e ilustrar o dilema enfrentado constantemente por esta geração, entre querer e poder, que condiciona muitas de suas decisões de consumo atuais. Para eles, o carro continua sendo percebido como uma ferramenta-chave para obter independência, mobilidade segura e estabilidade no dia a dia.
Mas este acesso apresenta desafios. Muitos jovens percebem a compra de um carro como uma meta distante. Falta de interesse? Não. Os desafios vão desde barreiras financeiras e falta de conhecimento a respeito de alternativas viáveis (58% deles pagariam à vista para “evitar dívidas” mesmo que os planos de financiamento apresentem oportunidades a eles). Mas há esperança: sete a cada dez indicaram estar economizando, o que demonstra que esta é uma geração mais interessada na educação e nas ferramentas financeiras em uma idade a cada dia mais precoce e seis a cada dez já têm algum produto bancário.
A pesquisa também revelou que a Geração Z prioriza a segurança, durabilidade e confiabilidade acima de outros atributos. Na verdade, 7 em cada 10 jovens preferem comprar um carro novo, o que marca uma mudança em relação a gerações anteriores, que viam o mercado de usados como porta de entrada para a mobilidade.
Primeiro o mais urgente. O resto vem depois
Um em cada seis jovens entrevistados afirmou que a violência e a insegurança são suas principais preocupações. Isso não significa que os problemas ambientais ou de desigualdade social não sejam relevantes para eles, mas que sua prioridade é resolver primeiro o que é urgente: aquilo que melhora e protege seu bem-estar pessoal e coletivo.
Consequentemente, as necessidades individuais como segurança, estabilidade financeira e viver em paz têm um papel-chave no significado de sucesso para esta geração, em vez de “salvar o mundo” ou “ter muitos seguidores”, desejos às vezes atribuídos a eles. Os objetos materiais também adquirem um significado especial, que se traduzem como medalhas de honra por seu esforço, desenvolvimento e dedicação.
Compreender as necessidades, possibilidades e comportamentos da Geração Z se torna fundamental para moldar a experiência do cliente. Por isso, a Nissan América Latina está sempre ouvindo, pesquisando e agindo, não apenas para conhecer melhor as novas gerações, mas para criar soluções concretas para facilitar a aquisição de seu primeiro veículo.
Seja por meio de planos de financiamento adaptados, produtos pensados do ponto de vista da acessibilidade ou serviços digitais que simplificam o processo de compra, a empresa reafirma seu compromisso de redefinir a mobilidade.
# # #
Sobre a Nissan América Latina
A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com plantas de produção no México e no Brasil, mais de 740 distribuidores espalhados por toda a região e mais de 20.000 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em benefício dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa da NMEX, NIBU e NSAM.
Leia também
Terça-Feira, 02 de Setembro de 2025
Terça-Feira, 02 de Setembro de 2025
Segunda-Feira, 01 de Setembro de 2025
Segunda-Feira, 01 de Setembro de 2025
Segunda-Feira, 01 de Setembro de 2025
Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
03 Sep 2025
27ºC / 19ºC
04 Sep 2025
27ºC / 19ºC