14/11/2025 15:47:00
Enem 2025: 2º dia de provas será neste domingo (16/11); veja dicas
Quase 5 milhões de candidatos irão às escolas de 1.804 municípios brasileiros para realizar a segunda etapa do Enem
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre neste domingo (16/11). Quase 5 milhões de candidatos irão às escolas de 1.804 municípios brasileiros para realizar a segunda etapa, que aborda questões de ciências da natureza e matemática.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30 e vai até as 18h30 — meia hora mais cedo do que no primeiro domingo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os horários seguem o fuso de Brasília.
A saída dos participantes será permitida a partir das 15h30, sem o caderno de prova. Quem desejar levar o caderno de questões poderá deixar o local a partir das 18h30, poucos minutos antes do encerramento da aplicação regular.
O Ministério da Educação (MEC) define que é obrigatório os candidatos levarem caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Mesmo que não seja obrigatório, o MEC aconselha o estudante a levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar a presença no exame.

Itens permitidos no Enem – Metrópoles
Ao chegar à sala, o candidato deve colocar no envelope porta-objeto todos os itens proibidos durante a prova. No momento da aplicação do exame, o estudante deve estar na mesa com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além de alimentos permitidos durante o exame.

Documentos aceito para fazer o Enem – Metrópoles
“Coordenar o tempo”
A pedagoga e especialista em aprendizagem Anna Dornas conversou com o Metrópoles e deu dicas para os participantes que farão as provas. Ela avaliou que o segundo dia, “normalmente, é aquele em que os alunos têm mais dificuldades”, devido às questões de matemática e ciências da natureza.
“Primeiro: esse aluno tem de estar certo de que não são mais cinco horas e meia de prova, são cinco horas de prova. Essa prova não acaba mais às 19h; ela acaba às 18h30, e isso não pode ser um erro”, analisou a especialista.
Segundo ela, não dá para “contar com essa meia hora a mais e descobrir que ela não existe ali na minha reta final”.
“A gestão de tempo do segundo dia se torna muito relevante para o TRI (Teoria de Resposta ao Item), porque, no segundo dia, nós estamos carregando, das cinco provas, as duas de maior TRI: matemática e natureza”, explicou Dornas.
A especialista acrescentou que, para coordenar o tempo de prova, é importante usar a “técnica da fácil, média e difícil”, priorizando que “as fáceis e médias sejam feitas e, então, as difíceis, por causa da demanda de tempo”.
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Por: Giovanna Pécora / Metrópoles
Leia também
Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025
Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
15 Nov 2025
27ºC / 19ºC
16 Nov 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados




