14/11/2025 19:48:00
Governo Trump suspende tarifas de café, carne, banana e açaí
A Casa Branca publicou uma Ordem Executiva para derrubar as tarifas de importação de alguns alimentos, como café, carne, banana açaí e castanha-do-pará
Nesta sexta-feira (14), o governo dos Estados Unidos publicou uma Ordem Executiva com a redução de tarifas para alguns produtos que impactavam o comércio com o Brasil. A decisão surge um dia depois do encontro do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Os representantes do Brasil e Estados Unidos se reuniram para falar sobre o tarifaço americano. "Reuni-me com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Departamento. Discutimos assuntos de importância mútua e um marco recíproco para a relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil", disse Marco Rubio após o encontro.
Nesta sexta, a Casa Branca publicou uma Ordem Executiva para derrubar as tarifas de importação de alguns alimentos, como café, carne, banana açaí e castanha-do-pará, que vinham pressionando a inflação norte-americana.
50% do imposto cobrado, 40% é específico ao Brasil e 10% é uma tarifa global. O governo norte-americano já informou que os 10% da tarifa comum serão retirados, e ao Brasil terão mais reduções.
Veja a lista de produtos que deixam de pagar a tarifa recíproca:
-
Carnes bovinas e vísceras: carcaças, meias-carcaças, cortes frescos, resfriados, congelados, e vísceras em diversas formas de conservação;
-
Frutas e vegetais: tomate, jicama (espécie de batata de origem mexicana), fruta-pão, chuchu, broto de bambu, castanha-d’água, mandioca, inhame e taioba;
-
Nozes e castanhas: coco, castanha-do-pará, castanha de caju, castanha portuguesa, macadâmia, noz-de-cola, pinhões;
-
Bebidas e suplementos: suco de laranja, água de coco, suco de açaí, misturas com água de coco e preparações de açaí para bebidas;
-
Especiarias: café (torrado, não torrado e descafeinado), chá, mate, pimentas, baunilha, canela, noz-moscada, gengibre, açafrão.
Encontro de Trump e Lula
De acordo com Mauro Vieira, Marco Rubio mencionou no encontro comentários do presidente Donald Trump, que disse ter gostado muito da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Malásia e manifestou vontade de avançar na solução das questões comerciais.
A expectativa da diplomacia brasileira é a suspenção geral das tarifas de 50% nos produtos brasileiros. Sendo que o governo Lula espera que mais produtos braisleiros entrem na lista de excessões do 'Tarifaço'.
Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert
Por Rafael Damas / Notícias ao Minuto
Leia também
Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Segunda-Feira, 10 de Novembro de 2025
Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025
Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
15 Nov 2025
27ºC / 19ºC
16 Nov 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados




