11/11/2025 08:16:00

Governo prorroga prazo de pedidos de ressarcimentos do INSS até 2026

Lesados pelo esquema de descontos associativos terão até fevereiro para abrir processos para reaver dinheiro

Governo prorroga prazo de pedidos de ressarcimentos do INSS até 2026 - Notícias - Mato Grosso digital
O Governo Federal irá prorrogar o prazo para o recebimento de pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até fevereiro de 2026.
 
 
O Governo Federal irá prorrogar o prazo para o recebimento de pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até fevereiro de 2026.
 
 
Ao todo, cerca de 3,5 milhões de pessoas já foram resarcidos, em valores que totalizam cerca de R$ 2,5 bilhões. O Governo Federal liberou recursos por uma medida provisória em junho deste ano para pagamento de acordos judiciais.
 
 
O anúncio da prorrogação deverá ser oficializada pelo ministro Wolney Queiroz na terça-feira (11/11).
 
 
Farra do INSS
  • O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
  • Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
  • As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
  • Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
 
 

 
CPMI ouve empresário investigado
O grupo de deputados e senadores ouve nesta segunda-feira o empresário Igor Dias Delecrode, dirigente da Associação de Amparo Social do Aposentado e Pensionista (AASAP).
 
 
Delecrode e os demais sócios da AASAP são apontados como uma beneficiados pelos descontos associativos indevidos. A empresa também é investigada por criar um sistema próprio de biometria para fraudar assinaturas de aposentados.
 
 
O depoente comparece à CPMI com um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que foi alvo de protestos do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG). O empresário permanece em silêncio em boa parte dos questionamentos do colegiado.
 
 
 
Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Por: Luciana Saravia / Metrópoles
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

12 Nov 2025

27ºC / 19ºC

13 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados