21/09/2025 08:35:00

Rádio Assembleia participa de edição comemorativa do programa A Voz do Brasil

Programa gravado nesta sexta-feira (19) irá ao ar às 19h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Mato Grosso)

Rádio Assembleia participa de edição comemorativa do programa A Voz do Brasil - Notícias - Mato Grosso digital

A edição desta sexta-feira (19) do Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa 20 minutos do programa A Voz do Brasil, foi gravada nos estúdios da Rádio Assembleia 89,5 FM, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). O momento histórico faz parte das comemorações dos 90 anos do programa e a rádio mato-grossense foi uma das cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV selecionadas para participar do projeto.

 

No ar desde julho de 1935, A Voz do Brasil alcança cerca de 70 milhões de ouvintes e tem 60 minutos de duração: 25 minutos para o Executivo, 20 minutos para a Câmara dos Deputados, 10 minutos para o Senado e cinco minutos para o Judiciário. Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) participa três vezes por semana.

 

Em Cuiabá, a gravação foi conduzida pela jornalista e ex-editora-chefe do programa, Clarice Dias, e pela radialista, produtora e apresentadora da Rádio Assembleia, Thayana Bruno. O conteúdo irá ao ar ainda hoje, às 19h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Mato Grosso).

 

“Apresentar um programa que tem 90 anos de história e dialoga diariamente com milhões de pessoas é realmente um desafio, mas me motiva bastante, especialmente por entender que isso é resultado do trabalho que construímos ao longo desses 10 anos aqui na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, fazendo comunicação pública de excelência, de qualidade, tocando o coração das pessoas e também difundindo o nosso trabalho para o Brasil”, declarou Thayana Bruno.

 

A superintendente da Rádio Assembleia em Cuiabá, Tatiana Medeiros, lembrou que a emissora foi a primeira da Rede Legislativa em uma capital e está completando 10 anos em 2025. “Essa comemoração mostra a importância da emissora mato-grossense no cenário nacional.

 

Ter sido escolhidos entre cinco cidades é um privilégio e mostra que o nosso trabalho tem sido reconhecido nacionalmente”, disse.

 

O deputado estadual Dr. João (MDB), primeiro-secretário da ALMT, ressaltou a relevância histórica da programação nacional e a qualidade dos trabalhos da Rádio Assembleia, que motivou a seleção da emissora para as gravações comemorativas.

 

“É um privilégio que não foi destinado a todas as emissoras do país.

 

Sem dúvida, é uma honra para Mato Grosso, para o nosso parlamento e para mim, como deputado estadual, participar desse momento. A Voz do Brasil tem uma história fantástica na vida dos brasileiros. É a rádio que, todos os dias, de segunda a sexta, discute tudo o que acontece no Poder Executivo, Legislativo, no Judiciário e apresenta informações em primeira mão. Em nome do presidente Max Russi, agradecemos e nos sentimos lisonjeados com esse convite”, salientou.

 

Ex-senador e ex-deputado constituinte, o primeiro vice-presidente da ALMT, deputado Júlio Campos (União), afirmou que A Voz do Brasil “se enraizou na cultura brasileira, alcançando regiões distantes”. “Eu, como deputado federal em 1979, tinha o desejo de falar na rádio e na Voz do Brasil para mostrar o nosso trabalho. Quando fui deputado federal constituinte, em 87 e 88, houve uma tentativa de tirar o programa do ar, porque falavam que era uma propaganda pública do governo, mas nós formamos uma frente ampla para não deixar isso acontecer”, relatou

 

O secretário-adjunto de Comunicação do Poder Legislativo, José Marques, destacou a importância da comunicação pública para levar informação de qualidade à população, especialmente em tempos de fake news. “Nós temos o papel fundamental de levar à sociedade informações sobre os impactos das decisões da Casa na vida das pessoas.

 

A Assembleia desempenha uma função essencial no estado de Mato Grosso e, além disso, busca incentivar a participação dos cidadãos”, disse.

 

Padrão de qualidade – Marcelo Larcher, editor-chefe da Rádio Câmara, afirmou que as matérias veiculadas no programa buscam traduzir e explicar o trabalho legislativo de forma acessível, equilibrando informação pública, critérios jornalísticos e tempo limitado de programação.

 

“Além dos temas que já têm destaque, a gente vai atrás de outros que estão sendo votados e discutidos na Câmara, mas que não ocupam a grande mídia. Também procuramos sempre mostrar todos os lados e opiniões sobre os assuntos que estão em pauta no momento”, frisa.

 

Clarice Dias relatou sua experiência como ex-editora-chefe do Jornal da Câmara dos Deputados, no período de 2014 a 2021, e pontuou os desafios de fazer a cobertura de temas complexos e garantir a continuidade do programa, após nove décadas.

 

“É uma disputa com rádios privadas, que têm o direito legítimo de ocupar as 24 horas de programação, mas a informação pública não pode sair do ar. As pessoas querem saber o que estão fazendo os representantes em quem votaram. É por meio da comunicação pública que os parlamentares divulgam seus trabalhos e validam os votos que receberam. Nosso papel é trabalhar com transparência. É um desafio grande, mas essencial”

 

Compartilhamento – Antes do início da gravação, representantes da Rádio Câmara e da Rádio Assembleia participaram de uma conversa com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na qual compartilharam aspectos do cotidiano em uma emissora radiofônica e esclareceram dúvidas dos acadêmicos. Em seguida, cinco estudantes foram selecionados para acompanhar a gravação de dentro do estúdio.

 

Aluna do terceiro semestre do curso, Flora Vasconcelos considerou a oportunidade enriquecedora. “É muito importante essa troca, porque a experiência de quem já atua no mercado complementa o que vivemos na universidade e amplia o que levamos para a nossa formação”, declarou.

 

 

 

 

POR RENATA NEVES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sábado, 20 de Setembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Sep 2025

27ºC / 19ºC

23 Sep 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados