06/07/2025 08:10:00
CGE adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial e reforça compromisso com a transparência
Com a adesão, Mato Grosso reforça o compromisso com a integridade e aprimora a avaliação de programas exigidos em contratações públicas

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso formalizou, nesta terça-feira (1º.7), durante a 5ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, a adesão como apoiadora institucional do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. A iniciativa, liderada pela Controladoria-Geral da União (CGU), busca incentivar empresas que atuam no país a assumirem voluntariamente um compromisso público com a integridade empresarial.
Com a adesão, Mato Grosso reafirma seu papel como referência na promoção da transparência, integridade e no combate à corrupção.
O compromisso também contribuirá para a avaliação dos programas de integridade exigidos nas contratações públicas, fortalecendo as relações éticas entre governo e setor privado.
Lançado pela CGU, o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial visa estimular práticas empresariais éticas e responsáveis, fomentar um ambiente de negócios mais justo e transparente, além de promover o desenvolvimento sustentável e a confiança mútua entre os setores público e privado.
“A adesão de Mato Grosso reforça nosso compromisso em promover a ética e a transparência também nas relações com o setor privado. Esse passo nos ajuda a garantir que as empresas que contratam com o poder público atuem de forma íntegra, o que gera mais segurança jurídica, eficiência nos gastos e confiança da sociedade nas instituições”, destaca o controlador-geral, Paulo Farias.
O anúncio da adesão da CGE como apoiadora institucional ocorreu durante a 5ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada. Na ocasião, o controlador-geral, Paulo Farias, foi representado pela superintendente de Responsabilização de Pessoas Jurídicas, Nilva Rosa.
O evento contou com uma programação voltada ao fortalecimento das políticas de integridade no setor privado e à articulação entre os três níveis da federação para aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). O encontro também possibilitou debates sobre práticas sustentáveis, inovação na gestão da integridade e o compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso entre os integrantes da Rede.
A abertura reuniu o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho; a secretária-executiva, Eveline Brito; o secretário de Integridade Privada, Marcelo Pontes Vianna; e a diretora de Promoção de Integridade Privada, Cristine Ganzenmüller.
Idealizada pela CGU, a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada tem como missão fomentar e uniformizar a aplicação da Lei Anticorrupção em todo o país. Por meio da troca de boas práticas, compartilhamento de experiências e capacitação técnica, a Rede promove cooperação entre as unidades federativas, evitando duplicidade de esforços e harmonizando critérios de avaliação dos programas de integridade.
Ao incentivar a inovação, a melhoria contínua e a cultura de integridade no setor privado, a Rede contribui para fortalecer a transparência nas relações público-privadas e para uma gestão pública mais eficiente, responsável e confiável aos olhos da sociedade.
Leia também
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Jul 2025
27ºC / 19ºC
08 Jul 2025
27ºC / 19ºC