06/10/2025 09:30:00

Maluf debate eficiência na saúde durante Seminário Sustentabilidade do SUS, em Brasília

Presidente da COPSPAS, conselheiro também defendeu diagnóstico nacional sobre sistemas de informação

Maluf debate eficiência na saúde durante Seminário Sustentabilidade do SUS, em Brasília - Notícias - Mato Grosso digital

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Antonio Maluf, tratou sobre os desafios para a melhoria da saúde no Brasil, durante o Seminário Sustentabilidade do SUS. No evento, realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS) moderou debate sobre eficiência na gestão das unidades públicas.

 

“Estudamos temas sensíveis que vivemos hoje e os grandes desafios são políticas públicas eficientes e sustentáveis. Hoje, temos uma demanda alta, uma cobrança por desfechos mais eficientes, custos menores e dificuldades orçamentárias. Ou, por que não dizer, um desfinanciamento. O sistema de saúde, por falta de uma política mais determinante, vem sofrendo com falta de recursos”, afirmou o conselheiro durante o evento.

 

Na sequência, a temática foi aprofundada pelo professor da FGV e diretor de Pesquisa do IEPS, Rudi Rocha; pela diretora do Cuidado Público e Sistema de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, Luciana Borges; pela gerente de fiscalização do Eixo Social do TCE/GO, Gabriela de Souza Figueiredo, e pela diretora geral do Hospital do Subúrbio Lícia Maria Cavalcanti Silva. 

 

Maluf também coordenou a reunião do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do projeto Saúde da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Na ocasião, apontou que uma das prioridades para 2026 é a realização de um levantamento nacional sobre os sistemas de informação em saúde utilizados por estados e municípios. 

 

Para o conselheiro, o trabalho é fundamental para o avanço de temas como digitalização e inteligência artificial na gestão do SUS. “É preciso investir desde a capacitação, a equipamento. O intuito é tentar uniformizar o sistema de informática nacional.

 

Lógico que isso não se faz de uma hora para outra, mas não pode haver descontinuidade”, pontuou. 

 

O Seminário Sustentabilidade do SUS foi promovido em conjunto pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Saúde (MS), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

07 Oct 2025

27ºC / 19ºC

08 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados