06/05/2025 09:20:00
Equipe Nissan de Fórmula E garante vitória, segundo lugar e pole position na rodada dupla de Mônaco
Com vitória e pódio, Rowland aumenta vantagem na liderança do campeonato de pilotos; escuderia japonesa se mantém no topo entre os construtores

Mônaco, Monte Carlo – O piloto Oliver Rowland da Equipe Nissan de Fórmula E teve um excelente fim de semana nas ruas de Monte Carlo, ficando com a vitória durante a 6ª Rodada da temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB da FIA de Fórmula E no sábado, além de conquistar a pole position e o segundo lugar no E-Prix de domingo.
Na prova de abertura no sábado, Rowland largou na primeira fileira, em segundo lugar, depois de chegar à fase final de duelos. O piloto britânico avançou para a liderança da corrida antes da metade da prova, executando sua parada para o Pit Boost na volta de número 18. Ele voltou a correr em terceiro lugar demonstrando um excelente ritmo, utilizando seus últimos quatro minutos de Modo Ataque nos momentos finais da prova. Depois disso, Rowland executou excelentes ultrapassagens para finalmente cruzar a linha de chegada em primeiro, marcando sua terceira vitória da temporada.
No carro nº 17, Nato largou em 18º e utilizou seu Modo Ataque na primeira metade do E-Prix. O piloto francês demonstrou um ritmo de corrida positivo, ganhando quatro lugares e terminando em 14º.
A prova do domingo começou com pista úmida, com Rowland avançando para a fase de duelos onde demonstrou toda sua experiência, em uma sessão caótica na qual conquistou sua primeira pole position da temporada.
O líder do campeonato de pilotos manteve sua posição depois da largada em condições traiçoeiras de pista úmida, caindo depois para o segundo lugar quando os pilotos próximos usaram o Modo Ataque. Ele demonstrou uma velocidade brilhante para manter seus concorrentes à distância, utilizando seus primeiros quatro minutos adicionais de 50 W de potência na volta de número 18. O britânico teve de recuar uma posição, mas brigou para garantir o segundo lugar.
Do outro lado do box, Nato, que qualificou em 15º, utilizou novamente seu Modo Ataque mais cedo para avançar. O piloto nascido em Cannes realizou uma corrida sem contratempos em condições difíceis, para cruzar a linha de chegada em 13º correndo em casa.
Com os resultados deste fim de semana, Rowland amplia sua vantagem na liderança do ranking dos pilotos para 48 pontos, enquanto a Equipe Nissan de Fórmula E mantém a segunda posição, mas se aproxima ainda mais da liderança do campeonato de equipes. Do lado dos construtores, a Nissan continua em primeiro lugar no ranking após sete rodadas de ação.
A Fórmula E volta a correr nos dias 17 e 18 de maio com o E-Prix de Tóquio, quando a Equipe Nissan de Fórmula E vai correr em casa.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“É especial ter sucesso no fim de semana da primeiríssima rodada dupla aqui em Mônaco. Durante a corrida de sábado, nosso plano funcionou de forma brilhante com o Oli tirando proveito das nossas estratégias de Modo Ataque e Pit Boost para ajudar a garantir a vitória. O Norman teve que batalhar, pois tivemos alguns problemas que impediram que ele apresentasse todo o seu ritmo, mas ainda assim ele conseguiu ganhar algumas posições na corrida. Não foi tão simples em condições de pista molhada, por isso ficamos extasiados com a pole position e um final de prova no segundo lugar com o Oli. Ele levantou voo nas sessões de qualificação e fez uma boa largada na corrida. Foi difícil ultrapassar devido às condições, mas foi um excelente resultado e fechou o fim de semana com chave de ouro, após a vitória dele no sábado. Do lado do Norman, fizemos mudanças durante a terceira sessão de treinos livres que ajudaram, mas ele continuou com falta de confiança no carro, principalmente nestas condições. Ele demonstrou um bom ritmo durante a corrida, mas é fácil acabar preso no meio do pelotão. Sabemos como é importante pontuar com os dois carros em cada rodada e essa será nossa prioridade agora que vamos para Tóquio. Toda a equipe está ansiosa para estar lá, lutando para apresentar um resultado ainda melhor correndo em casa!”
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Não poderia ter sido melhor do que terminar em primeiro e segundo em Mônaco! No sábado, fizemos um excelente trabalho em termos de estratégia e articulamos o timing do Pit Boost e do Modo Ataque de forma perfeita para conquistar a vitória. Tive que fazer algumas ultrapassagens para chegar ao final da corrida, mas elas foram executadas de forma perfeita. Eu perdi tempo durante a corrida de domingo porque fiquei preso em segundo. Depois tivemos o caso dos 50-50 da ultrapassagem e eu tive que voltar uma posição para evitar uma penalidade. O segundo lugar também é um excelente resultado, foi um fim de semana forte com a vitória no sábado e a pole position hoje de manhã, então minha meta será manter este ritmo na próxima prova em Tóquio – não só porque vamos correr em casa, mas também porque é uma pista que eu curti na temporada passada, então não vejo a hora de estar lá”.
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Batalhamos para apresentar ritmo durante a prova de ontem, tivemos alguns problemas no carro a partir da primeira sessão de treinos livres e assim ficou mais difícil pontuar. A equipe fez algumas mudanças durante a noite e eu me senti melhor na terceira sessão de treinos livres hoje de manhã. Entretanto, a chuva fez a pista ficar bem escorregadia nas qualificações e durante a corrida, foi difícil avançar posições com o pelotão tão fechado. Para mim, foi um fim de semana para esquecer, mas ainda temos muitas corridas pela frente para fazer certo, começando com a nossa corrida em casa, em Tóquio, daqui a duas semanas.”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025
Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025
Quinta-Feira, 08 de Maio de 2025
Quarta-Feira, 07 de Maio de 2025
Quarta-Feira, 07 de Maio de 2025
Quarta-Feira, 07 de Maio de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
09 May 2025
27ºC / 19ºC
10 May 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Cultura e Eventos
Movimento Sacerdotal Mariano celebra 53 anos com missa e cenáculo
08/05/2025 09:45:00
Conexão Poder
Comissão debate reativação do Centro de Pesquisa da Empaer em Cáceres
08/05/2025 09:25:00