22/10/2025 09:13:00

Vacinação contra meningite está disponível nas Unidades de Saúde de Cuiabá

Vacinação contra meningite está disponível nas Unidades de Saúde de Cuiabá - Notícias - Mato Grosso digital
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacinação contra a meningite. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as 68 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. A rede municipal oferta as doses das vacinas Meningocócica C e Meningocócica ACWY, que protegem contra os principais tipos da doença.
 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, atualizados em 21 de outubro de 2025, o município registrou um aumento de 40% nos casos de meningite neste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
 
 
Entre janeiro e outubro de 2024, foram 10 casos confirmados, com 3 óbitos. No mesmo período de 2025, já são 14 casos confirmados, com 2 óbitos.
 
 
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Também existem formas não infecciosas da doença, associadas a condições como câncer, lúpus, reações a medicamentos ou traumatismos cranianos. As meningites bacterianas são mais comuns nos meses de outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.
 
 
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que, apesar do aumento no número de casos, o total de óbitos diminuiu em relação ao ano passado. “Neste ano, tivemos uma redução no número de mortes por meningite em comparação com 2024, o que é um dado positivo. No entanto, isso não significa que devemos relaxar. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e deve ser prioridade para todas as faixas etárias contempladas no calendário vacinal”, reforça.
 
 
Vacinas disponíveis na rede municipal
Meningocócica C (Conjugada)
Protege contra a doença meningocócica causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorotipo C. No Sistema Único de Saúde (SUS), é aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Adolescentes e adultos que não completaram o esquema vacinal podem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.
 
 
Meningocócica ACWY (Conjugada)
Protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da Neisseria meningitidis. É aplicada a partir dos 3 meses, com doses de reforço aos 5 e 12 meses, além de novas doses aos 5 e 11 anos. No SUS, está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos como reforço da vacina Meningocócica C.
 
 
A secretária-adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, ressalta que todas as unidades de saúde da capital estão abastecidas com as vacinas e prontas para atender a população. “Temos doses disponíveis nas 68 Unidades de Saúde da Família, e é importante que pais, responsáveis e adolescentes procurem o posto mais próximo para se vacinar, conforme a faixa etária indicada. A prevenção é fundamental para evitar casos graves da doença”, orienta.
 
 
As vacinas estão disponíveis nas 68 Unidades de Saúde da Família (USF) de Cuiabá, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

23 Oct 2025

27ºC / 19ºC

24 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados