08/10/2025 08:35:00
TCE-MT oferece capacitação inédita sobre soluções consensuais em mesas técnicas
Oficina prática é a primeira no Brasil a tratar do assunto no âmbito do controle externo

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início, nesta terça-feira (7), à Oficina Prática de Soluções Consensuais: Mediação e Conciliação no Âmbito das Mesas Técnicas. Inédita no Brasil, a capacitação reúne auditores, técnicos e analistas com o objetivo de aprimorar a atuação na construção de soluções consensuais na administração pública. O curso, que se estende até quinta-feira (9), é promovido pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), por meio da Secretaria de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (SNJur).
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o protagonismo do órgão na adoção do consensualismo e que a capacitação reforça o compromisso com um controle externo orientador, propositivo e voltado à solução dos problemas da sociedade. “O TCE-MT tem se destacado nacionalmente por adotar práticas modernas de controle, que unem técnica, diálogo e cooperação. A mediação e a conciliação nas mesas técnicas são expressões dessa nova forma de agir, que busca prevenir conflitos e fortalecer a gestão pública, sempre com foco na eficiência e no interesse coletivo.”

A Oficina Prática de Soluções Consensuais: Mediação e Conciliação no Âmbito das Mesas Técnicas se estende até sexta-feira. Clique aqui para ampliar
Já o presidente da Comissão, conselheiro Valter Albano, salientou a relevância das mesas técnicas e, dessa forma, da ampliação do número de profissionais capacitados para atuação. “As demandas têm aumentado. Então, se mais pessoas conhecerem o assunto, mais pessoas podem contribuir. O que sai do consenso das mesas técnicas são soluções técnico-jurídicas adequadas. Um dos pontos fundamentais é o controle externo preventivo e o outro é o ganho em celeridade na solução."
Nesse sentido, a secretária da SNJur, Lisandra Barros, pontuou que a capacitação já foi solicitada por outros cinco tribunais de contas, além de procuradorias e controladorias. “Essa é a primeira oficina do país voltada à instrução sobre soluções consensuais e à prática das mesas técnicas, que já são um sucesso. Capacitando as equipes para atuarem de forma colaborativa e construtiva, temos um grande ganho cultural para o TCE-MT, que tem a cultura do diálogo, da orientação e da prevenção de conflitos."
A programação propõe abordar desde os fundamentos teóricos e a base normativa da mediação e conciliação até o fluxo prático das mesas técnicas conduzidas pelo TCE-MT, enfatizando o papel do diálogo na resolução colaborativa de conflitos interinstitucionais.
“Está sendo uma oportunidade ímpar de debater e trazer os conceitos de consensualismo e as ferramentas da mesa técnica, além de ouvir do público interno suas perspectivas e pensamentos a respeito desse procedimento”, afirmou o supervisor de Mesas Técnicas da SNJur, Saulo Miranda, que também participa como palestrante.
Mesas técnicas do TCE-MT são referências em consensualismo

Mesas técnicas do TCE-MT são referência nacional. Clique aqui para ampliar
Instituídas em 2022, as mesas técnicas do Tribunal de Contas de Mato Grosso se consolidaram como instrumento eficaz para a construção de soluções pactuadas entre gestores públicos e órgãos de controle.
O modelo, baseado no diálogo e na análise técnico-jurídica de demandas complexas, já contribuiu para avanços em áreas estratégicas como saúde, mobilidade urbana e segurança pública, com a conclusão de pelo menos 20 mesas técnicas lideradas pelo TCE-MT.
O sucesso da iniciativa inspira outras cortes de contas, a exemplo do Tribunal de Contas da União (TCU), que criou, em 2023, a Secretaria de Controle Externo de Consenso com base na experiência mato-grossense.
Agora, a oficina prática já é requisita pelos Tribunais de Contas de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, além do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, controladorias e procuradorias de todo o país.
Leia também
Quarta-Feira, 08 de Outubro de 2025
Quarta-Feira, 08 de Outubro de 2025
Quarta-Feira, 08 de Outubro de 2025
Quarta-Feira, 08 de Outubro de 2025
Terça-Feira, 07 de Outubro de 2025
Terça-Feira, 07 de Outubro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
09 Oct 2025
27ºC / 19ºC
10 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Cultura e Eventos
Calçadão da Galdino Pimentel ganha nova edição da Feira do Centro
08/10/2025 09:35:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados