26/03/2024 08:45:00

Servidores do TCE-MT são capacitados sobre aspectos gramaticais aplicados ao setor público

Reforma ortográfica, vícios de linguagem e erros de português recorrentes no mundo corporativo foram abordados pela comunicadora e professora de português Cíntia Chagas.

Servidores do TCE-MT são capacitados sobre aspectos gramaticais aplicados ao setor público - Notícias - Mato Grosso digital

Reforma ortográfica, vícios de linguagem e erros de português recorrentes no mundo corporativo foram abordados pela comunicadora e professora de português Cíntia Chagas, em capacitação realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta segunda-feira (25).  

 

Durante a palestra “Aspectos Gramaticais Aplicados ao Setor Público”, a especialista explicou que o domínio da língua é fundamental, uma vez que erros gramaticais podem prejudicar a imagem do profissional e afetar a credibilidade da instituição para a qual trabalha. 

 

“O servidor público, assim como todos os outros profissionais, precisa usar bem a linguagem, porque a forma como nós falamos diz respeito não somente a nós, mas, sobretudo, à empresa ou ao órgão que nós representamos. Então, trata-se de uma de uma questão de respeito não somente com o interlocutor”, explicou Cíntia. 

 

De acordo com a educadora, em um contexto em que as pessoas são constantemente avaliadas, seja pela aparência ou pelo conhecimento, a linguagem é o principal instrumento para garantir que a mensagem que se deseja transmitir seja comunicada de forma eficiente. 

 

“Estou muito feliz por perceber que finalmente o brasileiro entendeu que não adianta ter um carro de marca ou uma bolsa caríssima. O que vai fazer com que nós sejamos bem avaliados pelo outro vai muito além daquilo que nós podemos comprar, diz respeito muito mais aquilo que nós estudamos ", pontuou.  

 

Cerca de 400 servidores e colaboradores se reuniram no auditório da Escola Superior de Contas.

 

 

Aos cerca de 400 servidores e colaboradores reunidos no auditório da Escola Superior de Contas, Cíntia tratou ainda sobre escrita de whatsapp e de e-mail, além de ter abordado estrangeirismos e jargões, destacando a origem, a importância e as principais aplicações da linguagem jurídica nas rotinas dos servidores. 

 

A questão foi reforçada pelo servidor Francisco Delmondes, que chamou a atenção para a raiz da língua portuguesa. “O tema é importante principalmente porque há muitas novidades na gramática que fazem com que muitos erros simples acabem acontecendo nas rotinas dos servidores.” 

 

Além do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, também participaram do curso o vice-presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, e o conselheiro Valter Albano, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.  

 

Vale destacar que a atualização sobre as normas gramaticais atende a uma demanda apontada na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências de 2023. Promovida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, a análise tem como objetivo o aprimoramento das rotinas de trabalho no TCE-MT.

 

Clique  aqui  e confira galeria de fotos. 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

28 Apr 2024

27ºC / 19ºC

29 Apr 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados