26/11/2025 08:30:00
Sérgio Ricardo articula criação de núcleos produtivos para fortalecer agricultura familiar na Baixada Cuiabana
Projeto pretende reduzir a dependência de alimentos de outros estados e impulsionar o desenvolvimento produtivo da região
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu a criação de núcleos produtivos de agricultura familiar na Baixada Cuiabana, em parceria com instituições públicas e científicas. A iniciativa foi discutida nesta terça-feira (25), em reunião com representantes da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, que destacaram o papel do setor no desenvolvimento do estado.
A proposta prevê a organização de pequenos produtores em estruturas integradas para ampliar a produção de peixe, hortifruti e fruticultura utilizando a água do Rio Cuiabá, o que vai ampliar a oferta de alimentos na região e reduzir a dependência de cargas vindas de outros estados.

O presidente Sérgio Ricardo propôs a criação núcleos produtivos de agricultura familiar na Baixada Cuiabana. Clique aqui para ampliar
“Vamos instalar um grande núcleo produtivo com criação de peixe, produção de hortifruti e fruticultura de médio e longo prazo, como banana e laranja. A ideia é criar um território produtivo. O agronegócio já tem o seu espaço consolidado e o povo não come soja e não come algodão. Então, é nisso que estamos pensando ao implementar esses grandes núcleos”, explicou Sérgio Ricardo.
Ao apresentar a proposta, Sérgio Ricardo também chamou a atenção para o enfrentamento das desigualdades que marcam o estado, onde coexistem ilhas de prosperidade e de pobreza. “Se os pequenos se juntarem, poderão fazer grandes produções. Nós temos mercado consumidor, então temos que produzir aqui para que o mercado daqui consuma. É preciso pensar grande”, acrescentou.

A iniciativa foi discutida em reunião com representantes da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop. Clique aqui para ampliar
Na ocasião, a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Gonçalves Vendrusculo, destacou que a difusão de tecnologias e a formação de parcerias são parte da missão da empresa, especialmente no apoio ao pequeno produtor. “Estamos em harmonia com a iniciativa que o Tribunal de Contas já está engajado, e acredito que uma governança institucional pode, de maneira efetiva, gerar impacto na Baixada Cuiabana.”
De acordo com ela, a empresa enxerga a região com grande potencial produtivo. “A ideia é permitir que os produtores implementem tecnologias, produzam alimentos primeiro para o próprio consumo e, posteriormente, quem sabe, para comercialização. Assim, podemos elevar uma região que é multifacetada, multicultural e que tem um potencial gigantesco, precisando apenas se organizar.”
Foi o que também reforçou o chefe-adjunto da Embrapa, Antônio Marcos dos Santos. “Vimos no Tribunal de Contas uma perspectiva muito positiva. Tenho certeza de que daqui sairão boas negociações, com acordos de cooperação técnica e financeira, que são as ferramentas que temos para fomentar essa junção de boas ideias. Acredito que tem tudo para dar certo”, concluiu.
Leia também
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 25 de Novembro de 2025
Terça-Feira, 25 de Novembro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
27 Nov 2025
27ºC / 19ºC
28 Nov 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Conexão Poder
TCE-MT disponibiliza 3ª edição bimestral do Informativo de Precedentes
26/11/2025 09:30:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados



