26/11/2025 12:56:00

SES promove capacitação sobre vigilância epidemiológica e manejo clínico das meningites

Com 265 profissionais da saúde inscritos, o evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso

SES promove capacitação sobre vigilância epidemiológica e manejo clínico das meningites - Notícias - Mato Grosso digital
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, em parceria com o Ministério da Saúde, de terça a quinta-feira (25 a 27.11), uma capacitação sobre vigilância epidemiológica, diagnóstico e manejo clínico das meningites. 
 
 
O evento, sediado no Hotel Fazenda Mato Grosso, reúne 265 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, na Atenção Primária à Saúde e nos serviços hospitalares no Estado.
 
 
A capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais sobre as diretrizes vigentes para prevenção, detecção precoce, investigação oportuna e manejo clínico adequado dos casos suspeitos e confirmados de meningite. 
 
 
Também serão abordados temas como a implantação e aprimoramento da vigilância sentinela, o fluxo de notificação imediata, critérios de coleta e transporte de amostras, além dos protocolos assistenciais preconizados pelo Ministério da Saúde.
 
 
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaina Pauli, destacou que a iniciativa é fundamental para fortalecer a resposta do Estado às doenças meningocócicas.
 
 
“Os profissionais sairão deste encontro com orientações atualizadas e alinhadas aos protocolos vigentes do Ministério da Saúde para o enfrentamento das meningites. Isso qualifica a assistência e contribui para reduzir riscos, atrasos diagnósticos e possíveis complicações, garantindo uma evolução à cura do paciente atendido no Sistema Único de Saúde em Mato Grosso”, afirmou.
 
 
A responsável técnica estadual pela vigilância das meningites, Lucianí Limonge, ressaltou a importância de integrar os diferentes níveis de atenção e os serviços laboratoriais no enfrentamento da doença.
 
 
“É essencial capacitar médicos, enfermeiros e profissionais da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária, Secundária e Terciária, bem como reforçar os protocolos laboratoriais. A coleta adequada e o envio oportuno das amostras garantem exames de qualidade e maior rapidez diagnóstica, fatores indispensáveis para o tratamento precoce e para a adoção imediata das medidas de prevenção e controle”, concluiu.
 
 
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
 
 
 
 
Foto:  SES - MT
Por: Maria Eduarda Belchior* | SES - MT
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

27 Nov 2025

27ºC / 19ºC

28 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados