06/10/2025 08:45:00
RECONHECIMENTO: Max Russi reforça valorização dos agentes de saúde e de combate às endemias
No Dia Nacional dos ACS e ACE, presidente da ALMT celebra conquistas

Neste sábado (4), é celebrado o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), profissionais que estão na linha de frente da atenção básica e desempenham papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças em todo o Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi, tem sido um dos principais defensores da valorização dessas categorias.
Com a Frente Parlamentar dos ACS e ACE, Russi conduziu importantes conquistas, entre elas a promoção de cursos de capacitação continuada que já formaram mais de 3 mil agentes entre 2021 e 2022, fortalecendo o atendimento prestado às comunidades mato-grossenses.
Outro avanço foi o apoio à criação de Planos de Cargos e Carreiras, leis de insalubridade e incentivos financeiros nos municípios. Em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), a Frente Parlamentar garantiu um marco regulatório inédito no país, que tornou obrigatória a aplicação das leis específicas da categoria em todos os municípios.
Graças à atuação parlamentar, os agentes também passaram a ser incluídos no Programa Ser Família, ampliando o reconhecimento e a assistência social aos trabalhadores. Além disso, Max destinou R$ 110 mil em emendas parlamentares para a compra de bicicletas elétricas, medida que garante mais mobilidade e eficiência no trabalho de campo dos ACS e ACE.
A Frente Parlamentar liderada por Max Russi ainda promoveu o Encontro Regional da CONACS em Cuiabá, fortalecendo a união e a representatividade nacional das categorias.
“Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são protagonistas na defesa da vida. São eles que conhecem de perto a realidade das famílias, visitam os lares e garantem que as políticas públicas de saúde cheguem a cada cidadão. Nosso compromisso é seguir lutando pela valorização e pelas condições dignas de trabalho para todos esses profissionais”, destacou.
Neste Dia Nacional dos ACS e ACE, o presidente da ALMT reafirma seu compromisso com a defesa e o fortalecimento dessas categorias, que são pilares da saúde pública e do cuidado com a população mato-grossense.
Crédito: Assessoria.
Leia também
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2025
Voz e vez aos idosos: a importância de garantir direitos e dignidade
Fabio Tardin*
06/10/2025 08:25:00
Domingo, 05 de Outubro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Oct 2025
27ºC / 19ºC
08 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Política
Deputado Max Russi celebra avanços em Cáceres nos 247 anos do município
06/10/2025 10:00:00
Cultura e Eventos
Sesc Cáceres realiza competição de futsal masculino e feminino
06/10/2025 09:35:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados