03/07/2025 08:40:00

Deputados de MT participam do XIII Fórum de Lisboa, que debate IA e segurança alimentar

Fórum destaca os efeitos da inteligência artificial e a importância de alianças entre países, com Mato Grosso evidenciado como potência agrícola mundial

Deputados de MT participam do XIII Fórum de Lisboa, que debate IA e segurança alimentar - Notícias - Mato Grosso digital
Três deputados estaduais de Mato Grosso integram a comitiva brasileira que participa do XIII Fórum de Lisboa, em Portugal. O evento, iniciado nesta quarta-feira (2), reúne autoridades de vários países europeus para discutir as transformações sociais impulsionadas pela inteligência artificial. Além disso, o encontro também aborda questões ligadas à segurança alimentar, destacando o potencial do agronegócio mato-grossense e a importância da cooperação internacional.
 
 
Os deputados Eduardo Botelho (União Brasil), Dr. João (MDB) e Janaina Riva (MDB) representam o Parlamento de Mato Grosso no evento. A comitiva conta ainda com a presença do governador Mauro Mendes, que também foi um dos palestrantes no painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”.
 
 
Compõem o grupo, além disso, representantes de outros Poderes e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
 
 
Para o deputado Botelho, o fórum tem grande relevância internacional, especialmente diante dos acordos geopolíticos que envolvem produção agrícola e sustentabilidade em tempos de avanços tecnológicos. “As intervenções dos participantes destacam os progressos e os entraves causados pela legislação atual. Ao trazer a produção de Mato Grosso para o centro do debate, conseguimos compreender melhor as dinâmicas do mercado global, que interessam a todos”, afirmou.
 
 
 
Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
 
 
O governador Mauro Mendes também chamou a atenção para os impactos negativos da burocracia brasileira. Ele ressaltou que um dos maiores entraves ao desenvolvimento do país é o excesso de obstáculos impostos pela legislação vigente. “Não seremos um país de primeiro mundo enquanto o poder público e os marcos legais permitirem que interesses alheios à sociedade e aos produtores rurais prevaleçam sobre o bem comum”, criticou.
 
 
O fórum é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Lisbon Public Law Research Centre.
 
 
*Potencial de Mato Grosso em destaque*
 
 
Entre os cerca de 500 palestrantes do evento, a deputada Janaina Riva participou do painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”. Em sua fala, ela destacou a relevância de Mato Grosso na produção de alimentos, na preservação ambiental e no compromisso com a sustentabilidade.
 
 
A parlamentar apresentou dados expressivos do estado, como as mais de 50 milhões de toneladas de soja colhidas na última safra, que colocam Mato Grosso como o maior produtor de grãos do Brasil e o terceiro do mundo. Também mencionou os 64% do território com vegetação nativa preservada e a exportação de produtos agrícolas para cerca de 40 países.
 
 
“Por isso, trago a este fórum um apelo e uma proposta: uma cooperação verdadeira entre Europa e América do Sul, baseada em dados, ciência, transparência e respeito mútuo – e não em campanhas difamatórias, protecionismo ou interferências que criminalizam quem produz com responsabilidade. O Brasil – e Mato Grosso, em especial – não está aqui para pedir permissão, mas para afirmar: estamos fazendo a nossa parte e exigimos respeito”, concluiu.
 
 
 
 
 
POR SHEILA BORGES / DA REDAÇÃO/SECOM
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Jul 2025

27ºC / 19ºC

05 Jul 2025

27ºC / 19ºC