10/10/2025 08:03:00

iFood retoma operação de entregas via drone em Aracaju

Projeto-piloto iniciado em 2021 agora conta com drone para carregar encomendas com até 5 quilos

iFood retoma operação de entregas via drone em Aracaju - Notícias - Mato Grosso digital

O iFood retomou sua operação de entregas via drone em Sergipe, na parceria com a empresa de engenharia Speedbird Aero. A rota, do Shopping Center RioMar até a Barra dos Coqueiros, em Aracajú, será ampliada agora que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a autorização permanente para voos seguros sobre áreas com circulação de pessoas.

 

Iniciada em 2021 como um projeto-piloto, a rota foi a primeira a receber uma liberação do tipo na América do Sul.

 

Hoje, a rota sobrevoa um trecho de menos de um minuto sobre uma área com circulação de pedestres em uma linha de menos de quatro quilômetros, onde um entregador pega a entrega e faz a última milha até o consumidor em no máximo 30 minutos. Por terra, esse percurso demoraria cerca de uma hora em 36 quilômetros somados de ida e volta.

 

“O iFood é multimodal: combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e agora também drones para conectar um ecossistema complexo de entregas com precisão. O drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua sendo alocado em rotas mais produtivas”, Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood.

 

Nesta fase da operação, a capacidade é de 280 pedidos por dia com funcionamento por sete dias, dez horas por dia.

 

Além da retomada da rota, a operação agora conta com uma aeronave capaz de carregar até 5 quilos, contra um limite anterior de 3 quilos. O drone voa a 50mk/h em uma altitude de até 60 metros — o mesmo que um prédio de 20 andares — operado por um centro de controle da Speedbird Aero em Franca (SP). Ele suporta ventos de até 55km/h e chuva leve, além de ser equipado com um paraquedas para casos de queda.

 

“A retomada e expansão do projeto em Aracaju é um marco não apenas para o iFood e para a Speedbird, mas para todo o setor de mobilidade aérea no Brasil. Trata-se da primeira autorização permanente da ANAC para voos sobre áreas com circulação de pessoas, um passo fundamental para a consolidação das entregas por drone no país”, afirma Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

 

A Speedbird Aero é a única companhia que conseguiu a aprovação de dois modelos de drones pela Anac para a chamada operação BVLO, sigla em inglês para “Além da Linha de Visada do Operar”, voltadas à entrega de cargas no Brasil. Cada processo levou de 12 a 24 meses para tramitar na Anac e no Departamento de. Controle do Espaço Aéreo (Decea).

 

 

 

Foto: Divulgação/iFood

Por: Iuri Santos / InfoMoney

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

14 Oct 2025

27ºC / 19ºC

15 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados