23/11/2025 08:15:00

Mato Grosso é vice-campeão do Prêmio Tributare 2025 com projeto inovador da Sefaz

Projeto destaca a aplicação de inteligência artificial para aprimorar auditorias e fortalecer a receita pública do Estado

Mato Grosso é vice-campeão do Prêmio Tributare 2025 com projeto inovador da Sefaz - Notícias - Mato Grosso digital

Mato Grosso conquistou o 2º lugar no Prêmio Tributare 2025, uma das principais premiações nacionais que reconhecem projetos de modernização da administração tributária que fortalecem a relação entre fisco e contribuinte. O Estado foi destaque com uma iniciativa da Secretaria de Fazenda (Sefaz MT) que utiliza inteligência artificial para aprimorar as auditorias do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).

 

O projeto, intitulado “A utilização de IA e o aumento da receita pública: Auditorias de ITCD nas transmissões por doação de quotas/ações empresariais”, usa ferramentas de IA para automatizar trilhas e cruzamentos de dados que identificam possíveis indícios de sonegação, aumentando mais a eficiência e a precisão das análises fiscais.

 

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao usar inteligência artificial para tornar a fiscalização mais eficiente, justa e moderna”, destacou um dos membros do projeto, Gilberto Gomes ao receber a premiação. Também participaram diretamente da iniciativa os servidores Ney Novais Miranda Filho, Amauri Quirino das Neves, Janete Ascari, Leonardo Vidal, Cristiane Oldoni e Marcos Toshio Yamamoto, da Coordenadoria de Auditoria e Controle Fiscal (CACF) da Sefaz.

 

Para Wagner de Araujo Rodrigues, coordenador da Coordenadoria de Auditoria e Controle Fiscal, a conquista é um reflexo do empreendedorismo da equipe da Sefaz, que sempre demonstra compromisso e identificação. “Nossos servidores têm iniciativa de propor alterações significativas em nossos processos de trabalho, indo muito além das suas atividades rotineiras. Essa visão não é apenas técnica, mas conecta o trabalho diretamente ao fortalecimento da fiscalização e à missão maior da Sefaz de justiça fiscal e modernização. É um orgulho ver o reconhecimento nacional desse esforço coletivo”, disse.

 

Esta foi a primeira participação de Mato Grosso no Prêmio Tributare, organizado pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

 

Logo na estreia, a Sefaz alcançou a posição de vice-campeã, consolidando-se entre as administrações tributárias mais inovadoras do país e colocando o Estado mais uma vez como destaque nacional.

 

O pódio da edição 2025 foi composto por Santa Catarina (1º lugar), Mato Grosso (2º lugar) e Ceará (3º lugar). No total, 31 projetos concorreram ao prêmio, incluindo iniciativas da Receita Federal, fiscos estaduais, distrital e administrações tributárias municipais.

 

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (18), em cerimônia realizada no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF), que reuniu autoridades, auditores fiscais, especialistas em tecnologia, representantes de entidades apoiadoras e as equipes finalistas.

 

 

Sobre o Prêmio Tributare

Criado pela Febrafite e atualmente em sua 4ª edição, o Prêmio Tributare reconhece iniciativas inovadoras desenvolvidas por auditores fiscais e servidores públicos de todo o país. A premiação valoriza práticas que promovem modernização, eficiência, segurança jurídica e integração entre Estado e sociedade.

 

O prêmio conta com apoio do BID, Encat, Sinafresp, Unafisco Nacional, Sindifisco Nacional e ANFIP.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

25 Nov 2025

27ºC / 19ºC

26 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados