28/11/2025 08:10:00

Governador anuncia reativação do Prodeic para cerealistas de Mato Grosso

Lei foi sancionada e está em fase de regulamentação para impulsionar o setor

Governador anuncia reativação do Prodeic para cerealistas de Mato Grosso - Notícias - Mato Grosso digital
Durante o 3º Congresso Cerealista Brasileiro, realizado nesta quarta-feira (26.11) no Malai Manso, o governador Mauro Mendes anunciou a reativação do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial) para o setor cerealista de Mato Grosso.
 
 
A medida, construída junto com a Assembleia Legislativa, atende a uma antiga demanda do setor e visa ampliar a industrialização da cadeia de grãos dentro do estado, agregando valor à produção local e fortalecendo a economia regional.
 
 
“Com o apoio da Assembleia Legislativa, nós construímos um projeto de lei que reativa o Prodeic para os cerealistas. Já foi aprovado, sancionado, e agora vamos publicar o decreto regulamentando. Me comprometi com o secretário de Fazenda que, até o início de dezembro, estará em vigor. Mato Grosso será novamente um estado justo e competitivo também para esse setor”, afirmou o governador.
 
 
Para o presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Jerônimo Goergen, a retomada do programa é uma vitória histórica do setor.
 
 
“Isso retoma uma justiça para o setor. Vai estimular a industrialização, aumentar o consumo interno e agregar valor à produção. Eu não tenho dúvidas de que, com essa medida, Mato Grosso vai desenvolver ainda mais”, destacou.
 
 
Também participaram do evento os governadores Romeu Zema (MG) e Antonio Denarium (RR), a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Coronel Fernanda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o ex-governador Blairo Maggi, o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e prefeitos de diversas regiões.
 
 
 
Resultados do Prodeic
Desde sua reformulação em 2019, o Prodeic tem sido um dos principais motores do crescimento industrial de Mato Grosso. 
 
 
Somente entre 2019 e 2024, o programa contribuiu para a instalação e ampliação de mais de 550 indústrias dos setores de etanol de milho, biodiesel, nutrição animal e alimentos processados.
 
 
Com apoio do Prodeic, Mato Grosso se tornou o maior produtor de etanol de milho do Brasil, com 4,54 bilhões de litros produzidos na safra 2023/2024.
 
 
A estimativa é que esse número dobre até 2031, impulsionado pelos novos investimentos e agora, pela inclusão dos cerealistas na política de incentivos.
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Nov 2025

27ºC / 19ºC

30 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados