27/11/2025 08:20:00

Sefaz participa do 80º Encat, que analisa soluções para implementação do IBS e da CBS

Encontro reúne coordenadores e administradores tributários para tratar da transição tecnológica e fiscal dos estados e municípios

Sefaz participa do 80º Encat, que analisa soluções para implementação do IBS e da CBS - Notícias - Mato Grosso digital
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) participa do 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Goiânia (GO). O evento reúne cerca de 200 auditores fiscais e técnicos das administrações tributárias estaduais e municipais para avaliar os impactos da reforma tributária e os novos sistemas que vão operacionalizar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
 
 
Representando a Sefaz, o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, destacou o papel fundamental do Encat no desenvolvimento das soluções tecnológicas que vão permitir a transição entre os sistemas tributários.
 
 
“O fundamental deste encontro, o Encat, que é o fórum de cooperação entre as administrações tributárias estaduais, é justamente isso: aqui se desenvolvem as soluções necessárias para as administrações tributárias estaduais e para que a reforma tributária aconteça na prática. Todos os sistemas tributários que vão operar e viabilizar o novo modelo estão sendo construídos por esse grupo, em conjunto com os colegas dos municípios, no âmbito do comitê gestor”, afirmou.
 
 
O secretário da Economia de Goiás, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, também ressaltou a dimensão do desafio que está sendo enfrentado pelos fiscos estaduais. “Sabemos da diversidade territorial, econômica e fiscal do país. É uma grande responsabilidade construir soluções para o IBS que tragam aumento da eficiência, simplificação de processos e facilitação da relação entre contribuinte e fisco. O Encat tem liderado diversos processos importantes nesse sentido.”
 
 
Para o coordenador-geral do Encat, Luiz Dias, a transição entre o sistema atual e o novo modelo de arrecadação é um ponto de atenção. “Estamos preparados. A mudança será feita com tranquilidade, sem gerar pânico nos contribuintes. Haverá diálogo contínuo na implementação das novas soluções. O grande ganho será a simplificação para o contribuinte”, disse Dias.
 
 
O Encat é o principal fórum de inovação e cooperação entre as administrações tributárias do país. A cada três meses, representantes das secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos estados e do Distrito Federal se reúnem para intercâmbio de experiências e construção de soluções conjuntas.
 
 
Esta edição marca o início da preparação prática dos fiscos para os testes com os novos tributos, que começam em janeiro de 2026.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

28 Nov 2025

27ºC / 19ºC

29 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados