13/10/2025 09:45:00

Estudantes da rede estadual são destaque na 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso

Com 22 projetos classificados, escolas de nove municípios seguem para a etapa estadual, entre 22 e 24 de outubro, em Cuiabá

Estudantes da rede estadual são destaque na 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso - Notícias - Mato Grosso digital
Estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso tiveram 22 projetos selecionados para a etapa estadual da 17ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A seleção ocorreu durante a fase regional do evento, que reúne iniciativas escolares voltadas à pesquisa e inovação. A próxima etapa será realizada de 22 a 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
 
 
Ao todo, 13 escolas estaduais se destacaram nas regionais classificatórias, garantindo vagas com propostas criativas e soluções voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e social. As unidades vencedoras representam nove cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Colíder e Tangará da Serra.
 
 
As etapas regionais ocorreram entre 18 e 22 de agosto, em cinco regiões de Mato Grosso, reunindo centenas de estudantes e professores orientadores. Em cada regional, 18 projetos foram selecionados, sendo os primeiros e segundos colocados por nível de ensino (Fundamental, Médio e Técnico) e por categoria: Ciências, Engenharias e Economia Criativa.
 
 
A Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como propósito estimular o pensamento científico e o protagonismo estudantil, aproximando os jovens da pesquisa e da experimentação. A iniciativa também valoriza a inclusão, a diversidade e a formação cidadã, incentivando a busca por soluções que dialoguem com os desafios da sociedade e com as demandas do mundo do trabalho.
 
 
A etapa estadual faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização científica do país. Durante os três dias de atividades, o público poderá acompanhar a Mostra de Projetos, participar de Oficinas Tecnológicas Maker, assistir a apresentações e premiações, além de conferir competições interativas que unem ciência, arte e inovação.
 
 
Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação acontecerá das 8h às 17h, em formato híbrido, com apresentações online e presenciais no Centro de Eventos do Pantanal. A expectativa é reunir estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e visitantes interessados em conhecer o que há de mais inovador na produção científica escolar de Mato Grosso.
 
 
O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

14 Oct 2025

27ºC / 19ºC

15 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados