10/10/2025 09:40:00

Espetáculo de letramento racial circula no Liceu Cuiabano e no IFMT até esta sexta-feira (10)

Com o patrocínio da Secel, a iniciativa resgata, por meio do teatro, a história e a força da identidade afro-brasileira

Espetáculo de letramento racial circula no Liceu Cuiabano e no IFMT até esta sexta-feira (10) - Notícias - Mato Grosso digital
A 2ª temporada do espetáculo de letramento racial “Sankofa” está em circulação na Escola Estadual Liceu Cuiabano e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, até esta sexta-feira (10.10).
 
 
Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), via emenda parlamentar, a iniciativa resgata, por meio do teatro, a história e a força da identidade afro-brasileira.
 
 
Protagonizado pelo ator André D’Lucca, o monólogo traz o enredo do rei africano Fatumbi, intercalando histórias de personalidades negras que marcaram a luta e a ancestralidade africana e afro-brasileira, como Tereza de Benguela, Ota Benga, Luciene de Carvalho, Jejé de Oyá e a corajosa Rainha Amanirenas.
 
 
Para André D’Lucca, a peça teatral transforma o palco em uma sala de aula viva. “Sankofa é mais do que um espetáculo, é ato de resistência, provocação e cura coletiva sobre o letramento racial. É um lembrete de que nossas raízes são fontes de poder. O palco é o espaço onde a história negra ganha corpo, voz e emoção”, afirma.
 
 
Com uma linguagem acessível e interativa, o espetáculo combina performance e didatismo para promover reflexões e uma jornada de reconexão com a história e a identidade afro-brasileira.
 
 
A peça é acompanhada pela voz ancestral da cantora Mariana Borealis e pela performance da artista de Nathally Sena, além de tambores e instrumentos de percussão de Jair Júnior e Lizabety Reis. A direção é de Ariana Carla e a produção de Jeferson Bertoloti.
 
 
A programação desta 2ª temporada, que teve início na segunda-feira (6.10), prossegue com mais sessões matutinas e vespertinas na Escola Estadual Liceu Cuiabano "Maria de Arruda Muller”, nesta quinta-feira (9), e no IFMT, na sexta (10).
 
 
Em novembro, o projeto contempla a Comunidade de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, e escolas de Várzea Grande. Todas as sessões são gratuitas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Oct 2025

27ºC / 19ºC

14 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados