17/09/2025 09:25:00

Chico Guarnieri participa de reuniões em Brasília sobre energia elétrica e moratória da soja

Deputado integra comissão especial da ALMT que discute a renovação da concessão da Energisa em Mato Grosso e acompanha tratativas no Cade sobre restrições à compra da soja

Chico Guarnieri participa de reuniões em Brasília sobre energia elétrica e moratória da soja - Notícias - Mato Grosso digital

O deputado Chico Guarnieri (PRD) está em Brasília, nesta terça-feira (16), para participar de reuniões relacionadas ao serviço de energia elétrica e também da moratória da soja. O parlamentar integra a comissão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) criada para analisar a renovação ou possível reversão da concessão de distribuição de energia elétrica no estado.

 

O grupo vai se reunir hoje com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e também da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para conversar sobre o serviço prestado pela Energisa em Mato Grosso. O contrato vigente se encerrará em 2027 e é alvo de muitas reclamações por parte dos consumidores mato-grossenses.

 

 “O nosso contrato é responsável por um grande lucro para a empresa, que tem ainda mais de 10 contratos no país. É preciso uma forma melhor de investimento por parte da concessionária, principalmente na manutenção das redes. Outra questão é que o preço praticado pela empresa foge do praticado, é muito acima do mercado”, ponta o deputado.

 

A comissão especial é presidida pelo deputado e presidente da ALMT, Max Russi (PSB), e tem Wilson Santos (PSB) como vice.

 

Eduardo Botelho (União) é o relator e os demais membros são Faissal Calil (Cidadania), Júlio Campos (União), Valdir Barranco (PT), além de Léo Bortolin, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Marcus Vinícius Gregório Mundim, coordenador jurídico da AMM.

 

Os parlamentares também irão ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para tratar sobre a moratória da soja. Em agosto passado, o conselho suspendeu o acordo das traders de soja e instaurou um processo administrativo contra as associações e empresas signatárias desse acordo que proíbe a compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia, ainda que o processo tenha sido realizado legalmente.

 

Dias depois, a Justiça Federal de Brasília derrubou essa decisão apontando que a medida não tinha avaliação do colegiado do conselho e não teve consideração expressa de pareceres do Ministério Público Federal (MPF) e do Meio Ambiente, e também da Advocacia-Geral da União (AGU). Assim, a moratória da soja voltou a valer.

 

“Somos um grande nome do agronegócio e, além de produzir muito, também preservamos o meio ambiente dentro da legislação. O produtor rural é quem mais preserva. Sempre defendi o respeito a esse trabalhador, que sustenta a economia com responsabilidade. A moratória precisa acabar”, reforça Chico Guarnieri.

 

 

 

 

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

18 Sep 2025

27ºC / 19ºC

19 Sep 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados