15/07/2025 09:10:00

Oliver Rowland, da Equipe Nissan de Fórmula E, vence o Campeonato Mundial de Pilotos em Berlim

Piloto britânico garante o primeiro Campeonato Mundial de Pilotos para a escuderia; brasileiro Sette Câmara termina entre os 10 que pontuam

Oliver Rowland, da Equipe Nissan de Fórmula E, vence o Campeonato Mundial de Pilotos em Berlim - Notícias - Mato Grosso digital
YOKOHAMA, Japão – O piloto britânico Oliver Rowland venceu seu primeiro Campeonato Mundial de Pilotos ABB FIA de Fórmula E durante a 14ª Rodada da temporada 2024/2025, realizada neste domingo. Este também é o primeiro título conquistado pela Equipe Nissan de Fórmula E.
 
 
Seu companheiro de equipe, o brasileiro Sérgio Sette Câmara, também garantiu pontos em seu fim de semana de estreia correndo pela equipe.
 
 
Rowland havia se classificado inicialmente em terceiro, mas largou em oitavo devido a uma penalidade relacionada à corrida do dia anterior. Ele gerenciou sua energia de forma excelente, abrindo caminho até a frente do pelotão e cruzando a linha de chegada em quarto, garantindo o título.
 
 
Do outro lado do box, depois de uma qualificação infeliz devido à vigência da bandeira vermelha no início de sua volta de sprint, Sette Câmara largou em 21º. Entretanto, o piloto brasileiro entregou uma performance impressionante, conquistando 12 posições e marcando seus primeiros pontos para a escuderia japonesa.
 
 
A Fórmula E retorna nos dias 26 e 27 de julho, para as duas últimas rodadas da Temporada 11, em Londres.
 
 
 
Oliver Rowland
Qualificação: P3
Corrida: P4 (+12 pontos)
 
 
 
Sérgio Sette Câmara
Qualificação: P20
Corrida: P9 (+2 pontos)
 
 
 
Ranking após a Rodada 14:
Campeonato de Pilotos – P2 (205 pontos)
Campeonato de Construtores – P2 (335 pontos)
Oliver Rowland – P1 (184 pontos)
Norman Nato – P19 (19 pontos)
Sérgio Sette Câmara (Piloto Reserva) – P22 (2 pontos)
 
 
 
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
"Este é um dos fins de semana mais emocionantes de toda a minha vida no automobilismo esportivo. Estou muito orgulhoso pela forma como a equipe se recuperou depois de ontem e garantiu o Campeonato de Pilotos. Hoje não foi fácil, mas todos se mantiveram focados até o último minuto para realizar esta incrível conquista. Conquistar este título com o Oli é ainda mais especial, pois ele iniciou sua jornada na Fórmula E como novato conosco, em nossa primeiríssima temporada e, hoje, somos campões do mundo juntos. O Sérgio também entregou uma excelente corrida e foi muito bom vê-lo terminando sua segunda corrida conosco já no top 10. Agora é hora de comemorar esta vitória e depois continuar batalhando até o último minuto para vencer os outros dois campeonatos, em Londres".
 
 
 
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
"É um grande orgulho vencer o Campeonato Mundial de Pilotos com a Equipe Nissan de Fórmula E – mas ainda vai demorar um tempo até eu assimilar isso! Encarei esta corrida pensando como limitar qualquer dano potencial à minha liderança, mas esta estratégia quase nunca dá certo na Fórmula E, principalmente neste tipo de corrida. Então, no final, eu confiei em mim e foquei em entregar a melhor performance possível, e deu certo.
 
 
Desde que eu voltei, a Nissan criou um ambiente no qual eu posso crescer e este é o melhor dos mundos. Toda a equipe trabalhou de forma incansável e entregou o mais alto padrão, por isso eu gostaria de agradecer a cada um deles pelo trabalho incrível durante toda esta campanha. Também agradeço imensamente ao Tommaso e ao Dorian, por sempre acreditarem em mim e me proporcionarem tudo o que precisei para me tornar um Campeão Mundial hoje. Mas a temporada ainda não terminou – ainda temos dois campeonatos pelos quais devemos lutar e agora nosso foco total é a final da temporada, em Londres".
 
 
 
Sérgio Sette Câmara, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E
"Batalhei muito na Qualificação para fazer uma volta decente, depois me senti mais confiante e fiquei no grupo roxo no Setor 1, mas daí veio a bandeira vermelha, que encerrou a sessão. Como a pista estava seca para a corrida, a posição de largada era menos importante, mas não tivemos sorte e fizemos nosso primeiro Modo Ataque assim que o Safety car apareceu. Mas, a partir daí, o ritmo foi excelente e eu consegui entregar e marcar pontos. É muito bacana que a Equipe Nissan de Fórmula E tenha me dado esta oportunidade e tenho orgulho de fazer parte desta escuderia. Também gostaria de dar os parabéns ao Oli por ele ter vencido o Campeonato de Pilotos faltando ainda duas corridas para o encerramento da temporada! Estou ansioso para continuar trabalhando com a equipe e dar suporte ao Oli e ao Norman com a meta de vencer os outros campeonatos, em Londres".
 
 
 
# # #
 
 
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
 
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
 
 
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
 
 
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
 
 
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
 
 
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
 
 
 
 
Saiba mais
 
 
 
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
 
 
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

17 Jul 2025

27ºC / 19ºC

18 Jul 2025

27ºC / 19ºC