12/11/2025 09:20:00

Nissan inicia segunda fase de projeto social pioneiro para formação em manutenção de veículos eletrificados

Nissan inicia segunda fase de projeto social pioneiro para formação em manutenção de veículos eletrificados - Notícias - Mato Grosso digital
  • Em parceria com Firjan SENAI Resende, iniciativa prevê um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030
  • Projeto é o primeiro no país a oferecer este tipo de formação profissionalizante de maneira gratuita
 
 
 
RESENDE, Rio de Janeiro – A Nissan iniciou a segunda fase do “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, por meio do qual a fabricante japonesa de automóveis vai destinar R$ 3,3 milhões até 2030 para a formação de jovens e adultos do sul do estado do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro curso no país a oferecer esta formação profissionalizante de forma gratuita.
 
 
Após formar 35 agentes públicos para atuar em situações de emergência com veículos eletrificados, que exigem um protocolo diferente dos modelos a combustão, o projeto desenvolvido em parceria com Firjan SENAI Resende deu início às aulas das primeiras turmas de jovens e adultos das cidades de Quatis e de Resende, região onde fica o Complexo Industrial da Nissan.
 
 
“Em fevereiro de 2026, será aberta a terceira turma, desta vez para alunos do município de Barra Mansa. O objetivo é formar 300 jovens e adultos, das três cidades do Sul Fluminense, além de 150 agentes públicos”, afirma Ana Genaro, Gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil.
 
 
O curso, com duração de 360 horas, é ministrado pela Firjan SENAI Resende por instrutores especialmente treinados pela equipe da Nissan.
 
 
Os professores passaram pelo Centro de Treinamento de Jundiaí, em São Paulo, local onde a empresa qualifica os profissionais da sua rede de concessionários.
 
 
Na primeira fase do projeto, a Nissan construiu na Firjan SENAI de Resende um laboratório equipado com duas unidades do veículo 100% elétrico Nissan LEAF. Os carros são utilizados em aulas teóricas e práticas pelos alunos do curso profissionalizante, reconhecido pelo MEC.
 
 
Em maio deste ano, o projeto recebeu destaque no prêmio AB Diversidade e ESG. Organizado pela Automotive Business, a premiação reconhece as empresas e iniciativas do setor automotivo com as melhores práticas e resultados nessas áreas no país.
 
 
Guiados pelo plano global Ambition 2030, a Nissan busca contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida. Ao ser pioneira no país em investir neste tipo de formação profissionalizante de forma gratuita, a fabricante japonesa busca aumentar a empregabilidade, a inclusão social dos jovens e adultos da região Sul Fluminense, e contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico das comunidades.
 
 
Por meio das iniciativas do “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” a Nissan reforça também seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da oferta de um projeto que reforça o ODS relacionado à Educação de Qualidade (ODS4) e à promoção do Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS8).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025

Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025

Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Nov 2025

27ºC / 19ºC

14 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados