10/10/2024 09:10:00
Honda HR-V é SUV bem equipado por preço de carro 1.0 zero km
Veja os pontos de atenção antes de comprar um Honda HR-V usado
Um dos maiores sucessos da Honda no mercado brasileiro na década passada foi o HR-V. O SUV surgiu como opção mais acessível ao CR-V. Vendido entre 2015 e 2022, a segunda geração do modelo fez muito sucesso no mercado brasileiro.
Conhecido sempre pelo conjunto mecânico robusto, o HR-V contava com versões equipadas com transmissão manual de seis marchas ou do tipo CVT sem relações simuladas. O motor era o mesmo 1.8 16v que a Honda utilizava no Civic contemporâneo, e entregava 140 cv de potência e 17,3 kgfm de torque.
Quem precisa de mais potência e torque, pode optar por um modelo de 2020 em diante, que já é equipado com motor 1.5 turbo de 173 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Esse propulsor é usado por Civic, CR-V e serviu de base para o motor usado pelo HR-V de terceira geração, lançado em 2022.
Honda HR-V
Foto: Divulgação
Medindo 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,6 m de entre-eixos, o HR-V perde em comprimento para o Renault Duster, mas supera o Ford Ecosport e Jeep Renegade.
Em termos de porta-malas são 437 litros de capacidade para o Honda contra 260 litros do Jeep, 362 litros para o Ford e 475 litros para o Renault.
Quem procura um SUV, gosta ou precisa de um carro com uma altura mais elevada, e o HR-V conta com 17,7 cm de vão livre, perdendo para Ecosport (20 cm), Renegade (20 cm) e Duster (21 cm).
O SUV da Honda sempre foi mais caro que seus rivais, e por ser um modelo da marca japonesa, geralmente segura mais preços no mercado de usados. Um HR-V EXL 2016 custa R$ 83.672 de tabela em outubro de 2024, enquanto o Jeep Renegade é tabelado em R$ 68.767; Duster Dynamique 4x4 custa R$ 62.497 e um Ecosport Titanium 2.0 é vendido por R$ 57.942.
Quais pontos de atenção ao comprar um Honda HR-V usado?
Um dos pontos de atenção do SUV está na suspensão dianteira, barulhos acentuados podem surgir sob determinadas condições ocasionado pelo desgaste de peças. Esse problema acaba diminuindo também a vida útil dos pneus.
Painel do HR-V tem desenho limpo e contemporâneo
Foto: Divulgação
A fama da Honda de fazer carros confiáveis tem seus problemas. Muitos proprietários acabam negligenciando a manutenção por conta da boa reputação da marca. A marca recomenda a troca do fluido de transmissão (automática ou manual) a cada 40 mil km ou 24 meses. As válvulas também precisam ser verificadas no mesmo prazo, para que o consumo de combustível não fique acima do normal e o motor não faça ruídos anormais.
Outro ponto de atenção é o tensionador da correia dentada do modelo. Normalmente, a Honda recomenda a troca com 80 mil km, mas há relatos de carros em que a troca foi necessária com metade dessa distância.
Equipamentos de série
O Honda HR-V entrega ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, central multimídia nos modelos mais recentes, controles de tração e estabilidade. A opção EX contava com rodas de liga leve, volante em couro e controle de cruzeiro. Já a opção topo de linha EXL oferece airbags laterais e de cortina, bancos em couro, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento.
Recalls
O HR-V teve dois recalls importantes. O primeiro foi para as unidades produzidas em 2015 que apresentaram defeito nos cubos das rodas traseiras e outro para as pinças de freio traseiras nos modelos produzidos entre 2015 e 2017.
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