12/02/2026 09:10:00
Equipe Nissan de Fórmula E pronta para a rodada dupla em Jeddah
Escuderia japonesa preparada para correr às margens do Mar Vermelho nas duas provas da Arábia Saudita
YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan Fórmula E espera recuperar sua performance no próximo fim de semana, em Jeddah, na Arábia Saudita.
O circuito de Jeddah Corniche receberá a primeira rodada dupla da temporada 12 – provas 4 e 5 do Campeonato Mundial de Fórmula E FIA ABB 2025/26. Após vencer uma delas nesse circuito em 2025, Oliver Rowland retorna à Arábia Saudita para mais ação.
A equipe japonesa mostrou um ritmo sólido nos estágios iniciais desta temporada, com Rowland subindo no pódio em São Paulo e na Cidade do México. Do outro lado da garagem, Norman Nato terá como objetivo converter sua velocidade em pontos valiosos na primeira dupla da temporada, com o evento apresentando uma grande oportunidade para a equipe subir na classificação.
Esta será a oitava temporada consecutiva que a Arábia Saudita sedia um E-Prix, sendo realizado em Jeddah pela segunda vez. A corrida noturna será em um traçado de três quilômetros do Circuito Corniche de Jeddah, que fica às margens do Mar Vermelho, com 19 voltas que oferecem voltas rápidas.
A primeira corrida do fim de semana verá o Pit Boost retornar pela primeira vez na temporada 12, com os carros recebendo aumento de energia de 10% (3,85kWh) de uma recarga rápida de 600kW em 30 segundos no pit lane. Uma mudança para esta temporada 2025/26 é que, em um Pit Boost, cada piloto terá apenas um Modo de Ataque, que será ativado por seis minutos. A corrida de sábado será um E-Prix mais tradicional sem o Pit Boost e com dois modos de ataque, que podem ser usados durante o período padrão de oito minutos. Isto significa que vamos ver duas corridas muito diferentes no mesmo local ao longo dos dois dias, o que é um grande desafio para as equipes.
Para a ação deste fim de semana, os dois carros da Nissan e4ORCE 05 terão mais uma vez a marca adicional do seu parceiro de inovação Electromin para o E-Prix em casa. Além de suas posições regulares, o logotipo da Electromin também será visível no halo e na asa dianteira. A fornecedora líder de soluções de mobilidade elétrica no Oriente Médio tem uma parceria global com a Equipe Nissan de Fórmula E desde 2024.
A colaboração destacou a visão compartilhada das duas empresas de moldar o futuro da mobilidade elétrica com inovação e sustentabilidade na vanguarda.
Tommaso Volpe, diretor executivo e chefe de Equipe da Nissan Fórmula E: "Estamos sempre felizes em voltar à Arábia Saudita e estar de volta a Jeddah após um ótimo primeiro fim de semana aqui no ano passado. A preparação para esta primeira rodada dupla da temporada 12 tem sido bastante intensa dada a rápida reviravolta - teremos duas corridas muito diferentes ao longo do fim de semana mais o retorno do Pit Boost, então a semana passada foi incrivelmente exigente para a equipe.
Depois de um fim de semana decepcionante em Miami, agora temos uma compreensão clara das áreas que precisavam ser melhoradas e colocamos soluções em prática. Estou otimista de que estamos em uma boa posição para lutar pelo pódio novamente. A Arábia Saudita é especialmente importante para nós devido à nossa estreita colaboração com o nosso parceiro de inovação Electromin. Eles têm sido um importante aliado desde 2024 e foram cruciais na criação de sinergias que promovem a marca Nissan tanto na região quanto no mundo e estamos animados para continuar nosso trabalho com eles e ter a chance de competir em seu país natal."
Oliver Rowland, piloto da Equipe da Nissan Fórmula E: "Jeddah foi uma das nossas pistas mais fortes na temporada passada, pois tivemos um grande desempenho no nosso caminho para a vitória na segunda corrida. No entanto, sabemos que todos melhoraram a sua compreensão dos carros GEN3 Evo desde o ano passado. O circuito tem uma boa variedade de desafios com algumas zonas de travagem difíceis que irão testar todos os pilotos. A qualificação é definitivamente uma área para trabalhar desde os três primeiros eventos, porque eu sei que, se melhorarmos nisso, podemos lutar pela frente durante todo os E-Prixs. E esse é o objetivo neste fim de semana."
Norman Nato, piloto da Equipe da Nissan Fórmula E: "Nosso objetivo será recuperar-se de uma corrida frustrante em Miami e essa rodada dupla é uma grande oportunidade. Com o Pit Boost, isso significa que devemos nos preparar para duas corridas completamente diferentes, pois o gerenciamento de energia e os comprimentos do Modo de Ataque são diferentes a cada dia. Eu gostei do evento em Jeddah no ano passado - é uma pista muito legal para dirigir, especialmente por ser à noite. Sabemos que a qualificação será importante aqui e estou confiante nesse lado depois de fazer os duelos em duas das três primeiras rodadas. Vamos procurar maximizar o nosso potencial para subir na classificação do campeonato."
Sam Bird, piloto reserva e de desenvolvimento da Equipe da Nissan Fórmula E: "O principal desafio de Jeddah é a diferença nas temperaturas da pista desde a qualificação até ao início do E-Prix. A qualificação é no calor do dia enquanto a corrida começa em condições noturnas muito mais frias, o que ajuda na longevidade dos pneus. É um circuito com desenho interessante, com mudanças mais lentas de velocidade de direção e variedade de cantos do que houve até agora nesta temporada. Vamos ter dois eventos muito diferentes, mas eu ainda espero que haja gestão de energia em ambos e eu posso ver o benefício de sentar-se apenas atrás do líder antes de ir direto para o fim."
# # #
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Na Temporada 11 (2024/25), a Equipe Nissan de Fórmula E conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos com Oliver Rowland. O piloto britânico subiu sete vezes no pódio, incluindo em quatro vitórias, além de garantir três pole positions, vencendo o título faltando duas corridas para o final da temporada.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2026
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
13 Feb 2026
27ºC / 19ºC
14 Feb 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados



