03/11/2025 09:20:00
Equipe Nissan de Fórmula E completa os intensos testes da pré-temporada em Valência com sucesso
Escuderia japonesa aproveitou ao máximo a primeira atividade oficial da Temporada 12
 VALÊNCIA, Espanha – A Equipe Nissan de Fórmula E continuou sua preparação para a temporada 2025/2026 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, completando um programa de testes bastante específico e ambicioso e demonstrando um forte ritmo.
O atual campeão mundial da categoria Oliver Rowland estreou o número 1 em seu carro Nissan e-4ORCE 05, enquanto seu companheiro de equipe Norman Nato exibiu o tradicional 23 da Nissan. A dupla rapidamente voltou ao ritmo ao volante de uma máquina de Fórmula E às vésperas da corrida de abertura, que acontece em São Paulo em dezembro.
Rowland completou 279 voltas no circuito espanhol e Nato deu 265 voltas na pista de 4,005 km. A dupla passou a maior parte do teste aprimorando a performance, validando componentes mecânicos e testando várias opções de configuração do carro, além de ter trabalhado em diferentes cenários de corrida e qualificação para melhor preparar a escuderia para a campanha que está prestes a começar. Os dois pilotos também puderam demonstrar velocidade, tendo cada um deles liderado uma sessão no quarto dia de testes, com Nato apresentando o melhor tempo no período da manhã, seguido por Rowland no período da tarde.
Hoje, a pilota novata e de simulador da equipe Abbi Pulling estará ao volante para participar do segundo teste exclusivo para mulheres. Será a terceira vez que a campeã da F1 Academy vai pilotar o carro GEN3 Evo da Equipe Nissan de Fórmula E depois do teste exclusivo para mulheres de 2024, no qual ela apresentou o melhor resultado, e o teste de novatos realizado em julho, em Berlim.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
"Esta foi uma semana de testes bem intensa. Tivemos um programa bastante específico e ambicioso para completar e estamos felizes por ter conseguido fazer aquilo a que nos propusemos e com o trabalho que toda a equipe realizou. Foi importante colocar todo mundo novamente em um ritmo acelerado e integrar nossos novos membros da equipe. Apesar de a performance não ter sido nosso foco nesta semana, também conseguimos entregar tempos bem competitivos. Agora nossos pilotos estão mais confiantes com a configuração do carro e nós coletamos muitos dados que vão nos ajudar a crescer em São Paulo, então estamos bem satisfeitos com a execução do teste no geral. Ainda temos o teste exclusivo para mulheres amanhã com a Abbi e essa será uma forma excelente de terminar a semana. Vai ser importante para ela, além de ser um dia de testes adicional para nós, que poderemos desenvolver ainda mais o trabalho que já realizamos na pista e o trabalho atual que ela está realizando conosco como pilota de simulador. Estamos ansiosos para vê-la de volta na pista e concluir os últimos itens da nossa lista de atividades de teste, bem como dar a ela mais algumas oportunidades de experiência com o carro".
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:
"Tivemos belos dias de testes aqui em Valência e senti que evoluímos bem em nosso programa. Aprendemos muito com alguns momentos desafiadores e essa pode ser uma boa oportunidade quando nos sentarmos para analisar e melhorar ainda mais para manter nosso ritmo forte. Aproveitamos ao máximo o nosso tempo na pista e estou confiante que seremos competitivos quando chegarmos a São Paulo para a prova de abertura, em dezembro".
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:
"Esta semana foi bem longa e intensa, mas estou feliz com o que realizamos durante os quatro dias de testes. Tentamos várias novas configurações e parece que deu tudo certo hoje, eu fui o melhor na sessão da manhã e o Oli foi o mais rápido de tarde. Foi bem importante trabalhar com os novos membros da turma e ajudar a construir o espírito de equipe em meio aos preparativos de uma temporada que será bem animada. Agora temos algum tempo para analisar nossa performance antes de São Paulo para ter certeza de que estamos no melhor nível possível, já que este é o último ano do carro GEN3 Evo e sabemos que as menores margens farão a diferença".
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Na Temporada 11 (2024/25), a Equipe Nissan de Fórmula E conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos com Oliver Rowland. O piloto britânico subiu sete vezes no pódio, incluindo em quatro vitórias, além de garantir três pole positions, vencendo o título faltando duas corridas para o final da temporada.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 Leia também 
        
                Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2025
Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2025
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
05 Nov 2025
27ºC / 19ºC
  
  
06 Nov 2025
27ºC / 19ºC
  
  
 
 As mais lidas 
        
                 
 ENQUETE 
                    
            EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados
 
            

