10/11/2025 09:15:00

Carros híbridos plug-in poluem 5x mais que o previsto, diz estudo

O levantamento aponta que os PHEVs emitem apenas 19% menos CO2 que os veículos movidos a combustão

Carros híbridos plug-in poluem 5x mais que o previsto, diz estudo - Notícias - Mato Grosso digital
Os veículos híbridos plug-in (PHEVs) emitem, em média, cinco vezes mais carbono  (CO2) do que o estimado pelas fabricantes.
 
 
Este, ao menos, é o resultado de uma ampla pesquisa feita pela organização Transport & Environment (T&E) e repercutida pelo site britânico "The Guardian". 
 
 
O estudo testou aproximadamente 800 mil carros PHEVs de diferentes marcas na Europa. Na média, as fabricantes informam que os veículos emitem 28 gramas de CO2 por quilômetro (g/km), mas os testes mostram um valor bem maior, de 139 g/km.
 
 
 
Haval H6 PHEV
Foto: Divulgação: GWM
 
 
 
Desta forma, o levantamento aponta que os automóveis com o sistema híbrido plug-in poluem apenas 19% a menos que os movidos a combustão. Oficialmente, as montadoras apontam para uma redução de até 75% na emissão de carbono. 
 
 
Motivos
 
A pesquisa da T&E aponta três motivos para a diferença entre o informado pelas montadoras e a real taxa de polução. A primeira é que muitos condutores não recarregam regularmente seus veículos, usando quase sempre o motor a combustão, o que eleva o consumo de combustível e as emissões. 
 
 
Além disso, segundo a estimativa da União Europeia (UE), os PHEVs rodavam 84% do tempo em modo elétrico. Porém, o levantamento mostra que apenas este índice está na casa dos 27%.
 
 
Por fim, o motor a gasolina é acionado frequentemente em acelerações e altas velocidades, mantendo as emissões elevadas.
 
 
Consequências
 
 
 
Lexus NX450h+ Plug-in
Foto: Lexus/Divulgação
 
 
 
Para os consumidores, a realidade pode ser contas de combustível mais altas e uma pegada de carbono maior. A T&E sugeriu que as famílias podem pagar 500 euros (R$ 3.100) a mais por ano do que pagariam se seus carros atingissem os números anunciados.
 
 
O estudo, ainda, afirma que as fabricantes podem ter evitado bilhões de euros em multas com a taxa de pegada de carbono estimada. Um dos autores da pesquisa, Yoann Gimbert, classificou o resultado como um "escândalo climático".
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 06 de Novembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

11 Nov 2025

27ºC / 19ºC

12 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados