17/09/2025 09:20:00

20 curiosidades da Ford Transit, a van mais vendida e versátil do mundo

20 curiosidades da Ford Transit, a van mais vendida e versátil do mundo - Notícias - Mato Grosso digital
  • Em seus 60 anos no mercado, a Ford Transit foi adaptada e transformada para diferentes tipos de aplicações, muitas delas inusitadas
  • A incrível versatilidade e popularidade da linha é revelada nestes 20 exemplos curiosos de uso
  • Seja rodando no asfalto, no deserto, na água, em minas de sal, sobre trilhos de trem ou soterrada sob a neve, a van revela por que é considerada um ícone dos veículos comerciais
 
 
Criada há 60 anos na Europa, a Ford Transit conquistou novos mercados e tornou-se a van mais vendida do mundo. Ao longo dessa evolução, além de oferecer diversas versões, ela foi adaptada e transformada para diferentes tipos de aplicações, muitas delas únicas e inusitadas.
 
 
Reunimos aqui 20 exemplos curiosos que mostram a incrível versatilidade e popularidade da linha, seja rodando no asfalto, no deserto, na água, em minas de sal, sobre trilhos de trem ou soterrada sob a neve. Eles ajudam a entender por que a Transit é considerada um ícone dos veículos comerciais, presente nos mais variados setores da economia, ajudando desde pequenos empreendedores a grandes frotistas a realizar o seu trabalho com eficiência e economia. 
 
 
 
1 - Espaço para elefantes – Como transportar dois elefantes bebês?
 
 
O Jardim Zoológico de Regent's Park, em Londres, encontrou
 
 
 
2 - Sempre cabe mais um – 48 estudantes do Barking College, próximo a Londres, estabeleceram um recorde espremendo-se numa Transit minibus em 1965.
 
 
 
 
3 - O riquixá perfeito – Operadores de riquixás de Hong Kong compraram 200 Transits em 1970. A van foi apontada como o veículo ideal para as ruas lotadas e estreitas da ilha mais densamente povoada do mundo.
 
 
 
4 - Indo fundo no trabalho – Algumas vans têm um trabalho realmente difícil. Estas Transits passaram toda a sua vida útil numa mina de sal em Cheshire, Inglaterra, transportando pessoas e explosivos por quilômetros de túneis. Além disso, para chegar às galerias da mina, cada Transit teve de ser cortada ao meio para caber no poço do elevador e soldada novamente no subsolo.
 
 
 
5 - Nadando de braçada – Em 1985, aprendizes da Ford em Dunton, Reino Unido, construíram uma Transit flutuante para participar da corrida anual de jangadas em Southend, Essex.
 
 
 
6 - Nas alturas – Esta Transit voou para se tornar a primeira van do mundo a saltar sobre 15 carros. O dublê Steve Matthews aceitou o desafio em 1985, angariando fundos para a pesquisa do câncer.
 
 
 
7 - Abominável Transit das neves – Em outubro de 1985, Juan Garcia, morador de Sevilha, foi apanhado por uma tempestade de neve a 3.000 metros de altitude num trecho de montanha. Ele abandonou a sua Transit, que acabou soterrada sob cinco metros de neve. Ele voltou seis meses depois, na primavera, e ficou espantado ao descobrir que a carroceria estava só ligeiramente danificada. Ficou ainda mais surpreso quando a Transit pegou de primeira, voltando em segurança para casa.
 
 
 
8 - Transit Monstro – Em 2005, uma concessionária Ford do Reino Unido transformou uma Transit num "monster truck" de tamanho real. A van foi equipada com eixos de um veículo militar dos EUA e a transmissão automática de um ônibus de Londres. Pesava 6,5 toneladas.
 
 
 
9 - A favorita dos astros – A Transit ganhou rapidamente a preferência da indústria da música pop. A sua durabilidade a tornou a preferida dos "roadies", transportando grupos pop em ascensão para shows pela Europa, muitas vezes durante a noite.
 
 
 
10 - Travessia no deserto – 12.070 quilômetros através do deserto do Norte de África? Esta Transit não enfrentou (quase) nenhum problema para competir num rali particularmente difícil.
 
 
 
11 - Andando nos trilhos – A versatilidade da Transit incluiu até serviços de manutenção em ferrovias suíças. Um engenheiro local identificou que a distância entre as rodas dianteiras permitia adaptar a Transit facilmente para circular nos trilhos. Quando o trabalho terminava, ela podia voltar à base pela estrada.
 
 
 
12 - Demolidora de recordes – Para demonstrar a durabilidade do seu novo motor diesel, duas Ford Transits rodaram a toda velocidade durante uma semana sem parar no circuito de Monza em 1972, quebrando três recordes mundiais de resistência, incluindo 16.000 km (10.000 milhas) a uma velocidade média de 118,6 km/h.
 
 
 
13 - É uma van, um barco? Não, é uma Hovervan! – A Transit consegue rodar em diferentes condições de estrada, mas o que acontece quando se depara com inundações ou uma travessia de rio? A equipe do BBC Top Gear pegou uma Transit padrão e adicionou dois motores extras com potência combinada de 600 cv e um colchão. Transformada em hovercraft, ela conseguia deslizar sobre a água. Mas, como em muitas aventuras do Top Gear, não sem um incidente ocasional.
 
 
 
14 - Rebocadora – Na Dinamarca, a autoridade portuária de Aarhus deu um uso inovador à sua E-Transit. Equipada com dois motores elétricos adicionais, a van auxilia nas 3.300 operações de amarração por ano, rebocando navios de carga para a atracagem.
 
 
 
15 - Por indicação real (ou quase) – Quando vivia em Anglesey, na Inglaterra, o casal real William e Kate usava uma van Transit branca para rodar incógnito (a foto não é da van real).
 
 
 
16 - Esticando as pernas – Em 2006, a Ford criou o máximo conforto para o transporte de pessoas com esta limusine estendida e exclusiva, chamada Transit XXL. Com 7,4 metros de comprimento, ela tinha quatro portas laterais deslizantes, sete poltronas estilo capitão revestidas em couro, muito espaço para as pernas e uma tela de vídeo individual para cada passageiro.
 
 
 
17 - Milionária – O empresário Radek Němec, de Pilsen, na República Checa, chegou à concessionária Ford local com uma queixa incomum. O odômetro da sua Transit 2008 parou de funcionar quando os dígitos atingiram 999.999 km. A instalação de um medidor de segunda mão solucionou a questão, para que ela continuasse suas viagens diárias à Alemanha e aos Países Baixos.
 
 
 
18 - Nos extremos – As Transits enfrentam trabalho duro, mas nenhum desafio pior do que a própria Ford promove durante o seu desenvolvimento. A geração atual da Transit rodou o equivalente a 11 milhões de quilômetros – ou 275 viagens ao redor do mundo – sob condições extremas em quatro continentes, desde a Finlândia Ártica até o Vale da Morte na Califórnia.
 
 
 
19 - A Transit mais quente da história – A equipe da Ford Pro recebe alguns pedidos inusitados e transformar uma van Transit numa sauna móvel foi um dos mais incomuns. Usando a energia da bateria da E-Transit, o projeto foi realizado com interior de madeira e revestimento exterior imitando o mesmo material.
 
 
 
20 – Acampamento high-tech – A Transit Custom é uma van muito usada como motorhome na Europa. Este conceito da empresa de tuning alemã Loder1899 conta com kit de elevação da suspensão, barras de proteção, rodas de 18 polegadas e pneus especiais. E também traz oito holofotes no teto para iluminar qualquer caminho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

18 Sep 2025

27ºC / 19ºC

19 Sep 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados