09/10/2025 08:33:00
Saúde Digital realizou 382 atendimentos de tele-estomatologia em MT
Aplicativo tem 26 meses de impacto direto na rede, com diagnósticos mais ágeis, para tornar a saúde bucal mais acessível e resolutiva em Mato Grosso

O programa Saúde Digital Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), respondeu a 382 casos pelo aplicativo Tele-Estomatologia de janeiro a 30 de setembro deste ano. Desde 1º de agosto de 2023, quando o serviço foi lançado, foram 715 atendimentos, o que demonstra o avanço do programa no Estado.
O serviço de Tele-Estomatologia é realizado por meio de teleconsultoria, em que cirurgiões-dentistas da APS (Atenção Primária à Saúde) podem sanar dúvidas com cirurgiões-dentistas estomatologistas via mensagem de texto, promovendo a discussão de casos, o auxílio no diagnóstico em estomatologia e no manejo dos casos.
“Esta é uma excelente ferramenta de cuidado, eficiência e resolutividade na área de saúde bucal, que é oferecida pelo Governo do Estado para todos os 142 municípios de Mato Grosso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a gestora da Saúde Digital, Dra. Vânia Berti, o aplicativo é um marco para o Estado, pois conecta profissionais, fortalece a rede e promove cuidado ao paciente com diagnósticos mais ágeis.
“O serviço já foi utilizado por 66 municípios desde 1º de agosto de 2023, alcançando diferentes realidades, reduzindo distâncias e democratizando o acesso ao especialista. Só no mês de setembro de 2025, foram 41 casos respondidos, o que demonstra a consolidação do serviço e sua crescente relevância no cotidiano das equipes”, afirmou.
Vânia atribui o avanço ao empenho da equipe, aos treinamentos realizados em todo o Estado e à conscientização dos profissionais a respeito da eficiência da Saúde Digital.
O aplicativo tem 513 cirurgiões-dentistas cadastrados em uma rede em constante crescimento e serve para detectar todas as enfermidades bucais, mas principalmente o câncer de boca, que pode ser prevenido e diagnosticado precocemente.
“Ao todo, 15,5% dos casos respondidos tinham suspeita de malignidade, reforçando a importância da teleconsultoria na detecção precoce e no encaminhamento adequado”, acrescentou Vânia.
Avaliação de profissionais
Rafaela Greve, cirurgiã-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Bela Vista, em São José dos Quatro Marcos, e Ingrid Garcia Santos, cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) Marajoara, em Várzea Grande, elogiaram o aplicativo.
“Facilita nosso diagnóstico, evita encaminhamentos desnecessários e, quando o encaminhamento é necessário, oferece direcionamento claro. Uma ferramenta de grande valor e com retorno rápido”, disse Rafaela.
“Foi de grande importância no auxílio ao diagnóstico da lesão. Mesmo com a prática clínica do dia a dia, muitas vezes surgem dúvidas e inseguranças. O retorno foi ágil e esclarecedor, proporcionando mais segurança para a conduta profissional e trazendo benefícios diretos ao paciente do SUS”, contou Ingrid.
O aplicativo foi desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Ministério da Saúde, e disponibilizado ao Estado de Mato Grosso.
Saiba mais sobre o programa
O programa de Saúde Digital em Mato Grosso oferta 42 especialidades médicas em seu ambulatório, nas modalidades de teleconsultoria, teletriagem, teleinterconsulta, teleconsulta e telemonitoramento, além de seis serviços de telediagnósticos, sendo eles: tele-estomatologia, tele-ECG, telerretinografia, tele-espiroometria, teledermatologia e teleraio-X.
Já foram realizados até 1º de outubro de 2025, 520.297 telediagnósticos, 12.518 teleinterconsultas e 11.764 teleconsultorias, com uma economia total gerada de cerca de R$ 270 milhões.
De acordo com o assessor das políticas de Saúde Digital da SES, Diógenes Marcondes, a secretaria já capacitou, neste ano, profissionais de todos os municípios mato-grossenses para a utilização das funcionalidades.
“Temos 3.226 estabelecimentos de saúde cadastrados nos 142 municípios do Estado, além de 41 unidades prisionais e cinco Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). São, ao todo, 1.691 profissionais cadastrados e treinados para utilizarem o programa Saúde Digital Mato Grosso”, concluiu.
Foto: SES-MT
Por: Luiza Goulart | SES-MT
Leia também
Quinta-Feira, 09 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 03 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 03 de Outubro de 2025
Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025
Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025
Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
13 Oct 2025
27ºC / 19ºC
14 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Política
Deputado Max Russi apresenta PL para fortalecer Cuidados Paliativos em MT
12/10/2025 08:45:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados