03/08/2025 08:45:00
Seminário Cacau-MT Familiar promete expandir informações sobre cultura altamente rentável
Evento será realizado no dia 08 de agosto, e reunirá especialistas da cultura e pequenos produtores rurais

Com o intuito de disseminar conhecimento sobre a cultura do cacau, formas de manejo, beneficiamento e comercialização dos derivados desse fruto, entre outros pontos de discussões, o 1° Seminário “Cacau-MT Familiar” será realizado em Cuiabá, no próximo dia 08 de agosto, a partir das 09 horas da manhã, no Teatro Zulmira Canavarros.
Esse programa é uma iniciativa do deputado estadual Eduardo Botelho (União), que juntamente com a equipe de profissionais do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (IDAF), foi lançado no início de 2025.
Como forma de convergir informações sobre a cultura do cacaueiro no país, em especial nos estados da Bahia, Rondônia e, mais recentemente, aqui em Mato Grosso, especialistas do setor, como mestres e doutores, ministrarão palestras sobre o cultivo desse fruto que é a base principal do chocolate.
O evento também contará com a participação do engenheiro agrônomo, Inael Nonato, popularmente conhecido como o “agrônomo de Vera”, que conta com quase 700 mil seguidores nas redes sociais.
Para o deputado Botelho, essa cultura é altamente rentável, com ganhos significativos para o pequeno produtor, e o estado de Mato Grosso tem todos os cenários para que a produção se desenvolva bem e alcance médios e grandes mercados. “Nós temos tudo que a planta precisa, luz solar intensa, solo bom, e estamos aqui para ajudar o pequeno produtor a se desenvolver e crescer nesse ramo de cultivo do cacau. Temos as parcerias para fazer acontecer, eu acredito nisso”, destacou.
Já de acordo com o diretor de projetos do IDAF, Mário Benevides, a ação é uma oportunidade para os produtores rurais do estado, em especial os de pequena escala, ampliarem o campo de conhecimentos sobre a cacauicultura.
“Mato Grosso tem grande potencial para ser gigante, também, no cultivo do cacau. Temos solo e clima favoráveis a essa cultura. Os pequenos produtores da Baixada Cuiabana terão sucesso implementando mais essa cultura em nosso estado, com certeza”, ressaltou.
As inscrições para participar do seminário são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas através do site idaf-mt.com.br.
Mais informações: (65) 99224 8978 / 99222 0703
Autor: Sheila Borges (ALMT) Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)
Leia também
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Domingo, 03 de Agosto de 2025
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Sábado, 02 de Agosto de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
05 Aug 2025
27ºC / 19ºC
06 Aug 2025
27ºC / 19ºC