03/06/2026 08:30:00
Projeto de Beto Dois a Um endurece punição contra descarte ilegal de lixo em MT
A proposta prevê o uso de tecnologias de rastreamento para localizar a origem de materiais descartados ilegalmente em terrenos baldios, margens de rodovias, áreas rurais e outros pontos de difícil fiscalização
O deputado estadual Beto Dois a Um (Podemos) apresentou nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, um projeto de lei que cria o programa “Quem Polui, Paga MT”, voltado à identificação e punição de responsáveis pelo descarte irregular de lixo, resíduos e efluentes no estado.
A proposta prevê o uso de tecnologias de rastreamento para localizar a origem de materiais descartados ilegalmente em terrenos baldios, margens de rodovias, áreas rurais e outros pontos de difícil fiscalização. Entre os mecanismos previstos estão análises laboratoriais, identificação por embalagens e cruzamento de dados logísticos.
Segundo Beto Dois a Um, o objetivo é fortalecer a fiscalização ambiental e reduzir os impactos causados pelo descarte clandestino de resíduos.
“O descarte inadequado de resíduos continua sendo um dos principais desafios ambientais enfrentados pelos Municípios e pelo Estado, causando degradação ambiental, contaminação de áreas urbanas e rurais, assoreamento de cursos d’água, danos à saúde pública e aumento dos custos de limpeza urbana e recuperação ambiental”, afirmou o parlamentar.
O projeto também autoriza parcerias com municípios, universidades e centros de pesquisa para desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à fiscalização ambiental.
Além da aplicação de multas, a proposta prevê que penalidades possam ser convertidas em ações de recuperação ambiental, limpeza de áreas degradadas e programas de educação ambiental.
O texto, conforme o deputado, irá modernizar as políticas ambientais em Mato Grosso.
“Trata-se de iniciativa moderna, constitucionalmente adequada e alinhada às necessidades ambientais contemporâneas, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas ambientais no Estado de Mato Grosso”, declarou.
Leia também
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026
Terça-Feira, 02 de Junho de 2026
Terça-Feira, 02 de Junho de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
04 Jun 2026
27ºC / 19ºC
05 Jun 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados



