06/02/2024 08:45:00

Presidente do TCE-MT defende qualificação de gestores e redução de desigualdades de MT

Presidente do TCE-MT defende qualificação de gestores e redução de desigualdades de MT - Notícias - Mato Grosso digital

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu a qualificação dos gestores municipais para o avanço da administração pública, durante o primeiro Seminário de Formação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Realizado em parceria com a Corte de Contas, o evento tem foco na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e teve início nesta segunda-feira (5). 

 

“Onde houver servidor público, estaremos presentes. Vamos manter seminários e cursos no Tribunal, por meio da nossa Escola Superior de Contas, porque queremos que todos os prefeitos tenham equipes preparadas e que também estejam sempre preparados. Hoje estamos falando de uma lei complexa, mas fundamental para toda a administração” disse o presidente do TCE-MT. 

 

 

 

Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
Clique 
aqui para baixar a foto.

 

 

Na ocasião, também foi apresentada a cartilha Gestão em Ano de Eleição.

 

Elaborada pelo TCE-MT, ela orienta os gestores sobre as condutas adequadas no período. “A gestão em ano de eleição é diferente, é preciso ter mais cuidado com as questões eleitorais, econômicas, financeiras e de propaganda. Então, esse material reforça que o gestor não pode se utilizar da estrutura do município para se favorecer ou para fortalecer alguma candidatura”, ressaltou Sérgio Ricardo.

 

O presidente destacou ainda a urgência de ações para o fim das desigualdades entre os municípios de Mato Grosso. “Quando o Tribunal conversa com o gestor, o objetivo é melhorar os índices e desenvolver os municípios. Isso acontece por meio de política orientativa, que é o que o TCE faz, e com política executiva, que é o que o gestor faz. É uma combinação de entendimentos, de que temos um estado muito rico, mas que precisa ser rico para todos.”

 

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o evento será de grande relevância para gestores e equipes, que terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a nova norma com especialistas na área. “A capacitação é uma prioridade da nossa gestão, pois aprimora competências técnicas e viabiliza mais eficiência à administração local”, afirmou, acrescentando que este é o primeiro de uma série de eventos técnicos que serão promovidos até o fim do ano. 

 

 

Programação

Reunindo mais de 800 participantes de todo o estado, o Seminário conta ainda com o apoio da OAB, Atame-MT e Instituto Fernandinho. A programação é conduzida por especialistas na área e inclui a regulamentação da legislação, estudo técnico preliminar, termo de referência, processos de contratação, obras públicas, governança e gestão de riscos.

 

Foi o que explicou o coordenador do evento, Christian Pérez, ao destacar a relevância da parceria com o TCE-MT para o avanço da administração pública. “Um dos pilares dessa gestão, em parceria com o Tribunal, será promover a capacitação, visando fortalecer cada vez mais os municípios e a prestação de serviço na ponta, para os contribuintes. Agradeço ao TCE que, desde o início desse projeto, foi solicito e nos deu todo o suporte necessário”, pontou.

 

O seminário se estende até quarta-feira (7), no formato presencial, na sede da Associação e on-line, com transmissão pela plataforma Zoom. Foram disponibilizadas cinco vagas por município e os inscritos que acompanharem toda a programação receberão certificado de participação.

 

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Feb 2024

27ºC / 19ºC

01 Mar 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados