25/10/2025 08:35:00
“O governo não gosta de servidor”: deputada critica tentativa de barrar reajuste do Judiciário
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação, nesta quarta-feira (22), o projeto que concede reajuste salarial de 6,8% aos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A sessão foi marcada por críticas da deputada Janaina Riva (MDB) à tentativa do Poder Executivo de barrar o aumento e por denúncias de interferência indevida do governo sobre o Judiciário.
Em discurso na tribuna, Janaina afirmou que o argumento do Executivo de que o reajuste criaria ‘tratamento diferenciado’ entre poderes é insustentável. Segundo ela, o problema não está no aumento do Judiciário, mas na falta de vontade do governo em valorizar seus próprios servidores. “Essa conversa fiada de que está preocupado com o servidor do Executivo não cola. Todas as vezes que tem oportunidade para valorizar o servidor do Executivo, o governo nunca faz. Então não é preocupação, é desculpa para atacar o Judiciário”, disse.
A deputada destacou que o Judiciário estadual tem o segundo pior salário do país e que o reajuste aprovado está dentro do orçamento anual do próprio poder, aprovado pela Assembleia em janeiro. “Se o Executivo não quer dar aumento real aos seus servidores, que não interfira em outro poder que está agindo dentro da legalidade”, afirmou.
Janaina também reagiu à tentativa de barrar a votação e às manobras do Palácio Paiaguás. “O Estado vai arrecadar quase R$ 10 bilhões a mais do que o previsto este ano. Então o que justifica perseguir um poder que está dentro do seu orçamento? É birra política. O governador não gosta de servidor. Será que ainda não entenderam isso ou precisa desenhar?”, questionou.
Durante a sessão, a deputada pediu transparência na votação e cobrou que os parlamentares se posicionassem de forma aberta, como prevê o regimento interno. “A votação nominal está prevista no artigo 248. A partir de agora, nós vamos usar o regimento para evitar ‘patrolamento’. Aqui ninguém é contra servidor do Executivo, mas não dá para usar essa desculpa para punir o Judiciário”, afirmou.
Em entrevista após a votação, Janaina Riva, que ganhou destaque na articulação e mobilização dos votos a favor dos servidores, relatou que o governo tentou pressionar deputados ao longo do dia. “Muitos passaram a manhã no Palácio Paiaguás. O que o governador queria era ganhar no grito. Mas a votação é democrática. Ganhou quem se mobilizou e articulou melhor. Se tivéssemos perdido, nós aceitaríamos o resultado. Eles é que não aceitam a derrota”, declarou ao comentar a confusão pós votação causada pela base governista ao tentar anular a votação.
A parlamentar ressaltou ainda que a tentativa de anular o resultado poderá ser questionada judicialmente. “O presidente já declarou o resultado e foi aprovado. Se quiserem voltar atrás, vamos à Justiça. Nós vencemos a votação, ela foi pública, transparente e legítima”, finalizou.
Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Leia também
Sábado, 25 de Outubro de 2025
Sábado, 25 de Outubro de 2025
Sábado, 25 de Outubro de 2025
Sábado, 25 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
26 Oct 2025
27ºC / 19ºC
27 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


