23/06/2025 08:25:00

Municípios recebem implementos agrícolas para fortalecer a produção e reduzir desigualdades no campo

O evento, que teve a presença do ministro Carlos Fávaro e do deputado Wilson Santos, contemplou cinco municípios mato-grossenses com a entrega de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas

Municípios recebem implementos agrícolas para fortalecer a produção e reduzir desigualdades no campo - Notícias - Mato Grosso digital
O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), e o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizaram, no último sábado (14), a entrega de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do governo federal. A solenidade ocorreu no assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande, e beneficiou os municípios de Acorizal, Glória D'Oeste, Pontal do Araguaia, Poxoréu e Santa Rita do Trivelato.
 
 
“Nós temos um grande objetivo que é equipar o campo para o cultivo da terra. As máquinas e equipamentos também podem ser utilizados para melhorar as estradas vicinais, substituir pontes de madeira, entre outras ações. Nosso propósito é fortalecer a parceria do governo federal com estados, municípios e a população. Além dos equipamentos, levaremos tecnologia e capacitação aos parceiros. A agricultura familiar não se resume à entrega de máquinas, ela envolve uma estrutura completa para reduzir as desigualdades no campo. Preparar o solo é um passo essencial para garantir o plantio”, destacou o ministro Fávaro.
 
 
Wilson Santos elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores. “Quando entrei para a política, escolhi trabalhar ao lado dos pequenos. Eles precisam da boa política para equilibrar essa balança. Não adianta fazer reforma agrária sem corrigir a terra. É preciso garantir financiamento, máquinas, acesso à água, comercialização, transporte — um conjunto de condições para que tudo funcione”, afirmou.
 
 
O deputado também ressaltou a importância do programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. Durante o lançamento, foram entregues uma pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado, atendendo 11 assentamentos.
 
 
“Estou muito animado com o Solo Vivo. Na minha visão, ele vai transformar a realidade da reforma agrária no Brasil - e começou aqui, em Mato Grosso. Parabéns ao ministro Fávaro pela iniciativa de distribuir, em escala nacional, milhares de máquinas que vão aumentar a produção da agricultura familiar, que é quem realmente coloca comida na mesa. Na Fartura, por exemplo, o solo é pedregoso, ácido e com baixíssima fertilidade. A reforma agrária não é apenas entregar a terra, é garantir que a produção chegue até a gôndola do supermercado e, isso, é um processo complexo”, completou Wilson Santos.
 
 
O Promaq tem como objetivo impulsionar a produção agropecuária por meio da mecanização agrícola, com ações voltadas à modernização das atividades no campo, ao aumento da eficiência produtiva e à melhoria da qualidade de vida dos agricultores. A cerimônia contou com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios contemplados pelo programa.
 
 
 
 
POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

02 Jul 2025

27ºC / 19ºC

03 Jul 2025

27ºC / 19ºC