23/06/2025 08:25:00
Municípios recebem implementos agrícolas para fortalecer a produção e reduzir desigualdades no campo
O evento, que teve a presença do ministro Carlos Fávaro e do deputado Wilson Santos, contemplou cinco municípios mato-grossenses com a entrega de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro (PSD), e o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizaram, no último sábado (14), a entrega de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do governo federal. A solenidade ocorreu no assentamento Dorcelina Folador, em Várzea Grande, e beneficiou os municípios de Acorizal, Glória D'Oeste, Pontal do Araguaia, Poxoréu e Santa Rita do Trivelato.
“Nós temos um grande objetivo que é equipar o campo para o cultivo da terra. As máquinas e equipamentos também podem ser utilizados para melhorar as estradas vicinais, substituir pontes de madeira, entre outras ações. Nosso propósito é fortalecer a parceria do governo federal com estados, municípios e a população. Além dos equipamentos, levaremos tecnologia e capacitação aos parceiros. A agricultura familiar não se resume à entrega de máquinas, ela envolve uma estrutura completa para reduzir as desigualdades no campo. Preparar o solo é um passo essencial para garantir o plantio”, destacou o ministro Fávaro.
Wilson Santos elogiou a iniciativa e reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores. “Quando entrei para a política, escolhi trabalhar ao lado dos pequenos. Eles precisam da boa política para equilibrar essa balança. Não adianta fazer reforma agrária sem corrigir a terra. É preciso garantir financiamento, máquinas, acesso à água, comercialização, transporte — um conjunto de condições para que tudo funcione”, afirmou.
O deputado também ressaltou a importância do programa Solo Vivo, lançado no dia 24 de maio, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. Durante o lançamento, foram entregues uma pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado, atendendo 11 assentamentos.
“Estou muito animado com o Solo Vivo. Na minha visão, ele vai transformar a realidade da reforma agrária no Brasil - e começou aqui, em Mato Grosso. Parabéns ao ministro Fávaro pela iniciativa de distribuir, em escala nacional, milhares de máquinas que vão aumentar a produção da agricultura familiar, que é quem realmente coloca comida na mesa. Na Fartura, por exemplo, o solo é pedregoso, ácido e com baixíssima fertilidade. A reforma agrária não é apenas entregar a terra, é garantir que a produção chegue até a gôndola do supermercado e, isso, é um processo complexo”, completou Wilson Santos.
O Promaq tem como objetivo impulsionar a produção agropecuária por meio da mecanização agrícola, com ações voltadas à modernização das atividades no campo, ao aumento da eficiência produtiva e à melhoria da qualidade de vida dos agricultores. A cerimônia contou com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios contemplados pelo programa.
POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS
Leia também
Sábado, 12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
14 Jul 2025
27ºC / 19ºC
15 Jul 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Cultura e Eventos
Prefeitura de Cuiabá promove shows culturais no Liquida Centro
12/07/2025 09:35:00