13/03/2026 08:35:00
MDB MT assina manifesto contra aliança com Lula nas eleições e estabelece que sigla caminhará com a Direita; veja o documento
O MDB de Mato Grosso assinou, junto com outros 17 diretórios estaduais, um manifesto nacional que pede à direção da sigla liberdade para que cada estado construa suas próprias alianças nas eleições presidenciais. No estado, porém, a posição já está definida e o partido caminhará com partidos e lideranças de direita.
A posição foi confirmada pela presidente estadual do MDB, deputada Janaina Riva, que afirmou que a decisão do diretório mato-grossense leva em consideração pautas consideradas prioritárias para o estado.
“Aqui já tomamos uma decisão clara de que vamos dialogar com partidos e lideranças de direita que defendam um projeto de país que respeite Mato Grosso, garanta segurança jurídica no campo e enfrente de verdade a violência contra mulheres e crianças, com punição dura para quem comete esse tipo de crime”, afirmou.
Em ofício encaminhado à direção nacional do MDB, o diretório de Mato Grosso reforçou a posição contrária a uma aliança com o Partido dos Trabalhadores e pediu que o partido convoque uma reunião da executiva nacional para deliberar sobre o tema. O documento afirma que a maioria dos diretórios estaduais e dos convencionais da sigla compartilha da mesma avaliação política.
Segundo ela, o manifesto nacional assinado pelos diretórios estaduais defende justamente que o MDB respeite as diferentes realidades políticas do país e permita que cada estado construa seu próprio arco de alianças.
“Assinei o documento pedindo a liberação de todos os diretórios para que cada Estado construa seu arco de alianças. E isso sendo feito, cada Estado vai fazer sua composição. O nosso presidente de partido apoia o Tarcísio, elegeu o Ricardo Nunes em São Paulo com o Bolsonaro no palanque com o 15 pregado no peito. Então não acreditem nesse discurso daqueles que querem ser xerifes ideológicos e escolher que partido é de esquerda e que partido é de direita”, disse.
O manifesto reúne lideranças do MDB de diferentes regiões do país e pede que a direção nacional da sigla garanta autonomia aos diretórios estaduais na definição das alianças para a disputa presidencial. A argumentação apresentada é de que o partido, pela sua própria história, sempre respeitou a pluralidade interna e as diferentes realidades políticas regionais.
Fonte: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Leia também
Segunda-Feira, 16 de Março de 2026
Domingo, 15 de Março de 2026
Domingo, 15 de Março de 2026
Domingo, 15 de Março de 2026
Domingo, 15 de Março de 2026
Sábado, 14 de Março de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
17 Mar 2026
27ºC / 19ºC
18 Mar 2026
27ºC / 19ºC
ENTREVISTAS EM ÁUDIO
Irmão da noiva rouba a cena e pede namorado em casamento na...
01/12/2019 17:12:27
As mais lidas
Conexão Poder
Moretto destaca investimentos em moradia e infraestrutura para Sapezal
15/03/2026 09:25:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados

