29/05/2026 08:45:00

Max Russi anuncia previsão de novo concurso da ALMT para 2027

Com as contas em dia e gastos com pessoal sob controle, presidente da ALMT confirma que verba já está garantida no orçamento

Max Russi anuncia previsão de novo concurso da ALMT para 2027 - Notícias - Mato Grosso digital
Em entrevista nesta terça-feira (26), o deputado Max Russi (Pode), presidente da Assembleia Legislativa, anunciou a previsão de um novo concurso público para o Parlamento Estadual em 2027. O parlamentar confirmou que os recursos financeiros já foram assegurados dentro do orçamento. A medida faz parte de uma política contínua de modernização administrativa e de investimentos no quadro funcional, estruturada desde que assumiu o comando do Poder Legislativo.
 
 
“Uma das primeiras metas que estabeleci ao assumir a presidência foi a organização do concurso público e a estruturação das carreiras. Hoje, o contribuinte pode ficar tranquilo porque nunca se gastou tão pouco com folha em termos percentuais. Saímos de um período lá atrás em que a Casa operava acima do limite regulamentar e passamos a ter margem orçamentária. Vamos realizar o concurso no próximo ano para suprir as áreas técnicas essenciais”, explicou Max.
 
 
O parlamentar explicou que embora as restrições da legislação para o ano eleitoral tornem o concurso inviável no momento, as finanças da Casa já estão totalmente prontas. Ele ainda ressaltou que a Assembleia registra hoje o menor índice de gastos com folha de pagamento de sua história recente, assim proporcionando um cenário de total segurança orçamentária para garantir a seleção pública dos novos servidores.
 
 
Avanços na carreira e Novo PCCS
O anúncio do concurso se soma a um pacote robusto de valorização dos servidores lançado pela Mesa Diretora no ano passado. O conjunto de melhorias contempla cinco eixos principais focados em equidade e mérito. Entre as ações imediatas estão o reenquadramento e a correção de distorções na carreira acumuladas pós-2016, além da quebra de interstício, que abriu uma janela excepcional de 90 dias para a progressão horizontal por mérito dos profissionais.
 
 
O plano de modernização da Casa também prevê a criação de Funções de Confiança (FC) destinadas exclusivamente aos servidores efetivos. Na parte estrutural, dois pavimentos do estacionamento foram reorganizados para uso privativo dos funcionários. Para consolidar as melhorias a longo prazo, o presidente instituiu uma Comissão Paritária, que une a gestão, o sindicato e os servidores na elaboração do novo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS).
 
 
 
 
Crédito: Anny Gondim - Assessora de Imprensa
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

30 May 2026

27ºC / 19ºC

31 May 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados