04/05/2025 08:35:00

Mato Grosso realiza 1º Seminário de Compras Sustentáveis com foco em critérios socioambientais nas contratações públicas

​Evento híbrido reúne servidores e especialistas para debater práticas sustentáveis nas aquisições do Poder Público.

Mato Grosso realiza 1º Seminário de Compras Sustentáveis com foco em critérios socioambientais nas contratações públicas - Notícias - Mato Grosso digital

Mato Grosso promove, no próximo dia 8 de maio, o 1º Seminário de Compras Sustentáveis, reunindo especialistas, gestores públicos e servidores de diversos órgãos estaduais para debater a inserção de critérios e indicadores socioambientais nas licitações e contratações públicas. O evento será realizado de forma híbrida, das 8h às 17h, no Auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Clique aqui para se inscrever.

 

A iniciativa é uma parceria entre o TCE-MT, e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (SEMA), de Fazenda (SEFAZ) e de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O principal objetivo é promover a reflexão e o debate sobre a importância de práticas sustentáveis nas compras governamentais, reforçando o papel do Estado na promoção de políticas públicas alinhadas à preservação ambiental e à responsabilidade social.

 

Voltado especialmente para servidores públicos responsáveis pelas compras e contratações dos órgãos do Poder Executivo estadual, o seminário também está aberto a demais interessados no tema, como representantes da sociedade civil, setor privado e academia.

 

A programação inclui palestras com temas como ferramentas e gerenciamento de riscos para compras sustentáveis, elaboração de termos de referência com critérios socioambientais, inovação em processos licitatórios sustentáveis sob a ótica da Lei  14.133/21, diretrizes e recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), além da apresentação de experiências exitosas.

 

Clique aqui e confira a programação completa. 

 

De acordo com os organizadores, o seminário busca fortalecer a cultura da sustentabilidade na administração pública, incentivando práticas que vão desde a escolha de fornecedores até a definição de materiais e serviços com menor impacto ambiental. A expectativa é que o evento contribua para a elaboração de políticas e normativas mais eficazes, capazes de transformar as compras públicas em uma ferramenta estratégica de desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

06 May 2025

27ºC / 19ºC

07 May 2025

27ºC / 19ºC