24/10/2025 08:30:00
Livro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT
Lançamento da obra resgata a formação histórica e política de Cáceres e destaca a importância da atuação legislativa na consolidação do município
A Assembleia Legislativa (ALMT) recebeu o lançamento do livro “A Câmara Municipal de Vila Maria do Paraguai (Cáceres) na Fronteira Oeste do Brasil” na tarde desta terça-feira (21). No Salão Negro da Casa de Leis, a historiadora Maria de Lourdes Fanaia apresentou a obra, desenvolvida a partir de pesquisa de mestrado, que completou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O deputado Beto Dois a Um (PSB) apoiou o projeto.
“Antes de eu vir trazer a proposta do mestrado, onde fui orientada pela professora Maria Adenir Peraro, eu fui incentivada lá em Cáceres, por um cacerense, professor, escritor, extremamente pesquisador, já falecido, o professor Natalino Ferreira Mendes. Ele me incentivou porque ele já abordava nos livros dele algumas questões nas atas [da Câmara Municipal de Cáceres]. Eu fui visitar o Arquivo Público de lá e pude perceber a quantia de informações e como que essas informações podiam ser condensadas numa proposta de pesquisa”, explicou a pesquisadora sobre a motivação para o livro.
Ela conta que foram cerca de 500 atas analisadas na investigação. “E como você não dá conta de pesquisar tudo, eu fechei nos primórdios, no surgimento da Câmara e os primeiros 30 anos dela. Como é que ela vai funcionar? E é isso que eu trago tintim por tintim nessas páginas. Eu trago também como funcionava essa localidade quando não tinha Câmara. Como que era o funcionamento? Por que esses moradores estavam organizados nesse espaço urbano”, afirmou Maria de Lourdes Fanaia.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
A relação do Legislativo municipal com a ALMT também é retratada na obra. O vereador de Cáceres Franco Valério (PSB) comentou o fato.
“A Assembleia Legislativa, no período imperial, foi muito importante, pois cuidava dos interesses da população. Em Cáceres, não tínhamos prefeito nem intendente. Portanto, o período de 1859 a 1889 foi fundamental para o crescimento da cidade, que passou de freguesia a vila e, posteriormente, a cidade. Registros que mostram que os recursos saíam daqui, assim como acontece hoje com o governo do estado e a Assembleia”, disse.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Estou muito feliz em participar do lançamento desse livro, que coincide com os 190 anos da Assembleia. Recomendo a leitura a todos os deputados, jornalistas e para a comunidade cuiabana, como uma forma de celebrar a rica história da Assembleia Legislativa em nosso estado”, completou o parlamentar. Franco Valério está entre os apoiadores da publicação, assim como o deputado estadual Beto Dois a Um.
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora. Veja neste link o perfil da pesquisadora no Instagram. Segundo o vereador Franco Valério, o Centro Espírita Luz da Caridade de Cáceres receberá recursos da venda.
POR INGRIDY PEIXOTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Leia também
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
25 Oct 2025
27ºC / 19ºC
26 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Saúde
Prefeitura de Cuiabá convida população para vacinar cães e gatos neste sábado
24/10/2025 16:50:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


