15/11/2025 08:25:00

Deputados aprovam em primeira votação projeto que altera o programa Ser Família Habitação

Projeto de lei do Governo de Mato Grosso amplia a renda familiar para aqueles que desejam financiar sua casa própria

Deputados aprovam em primeira votação projeto que altera o programa Ser Família Habitação - Notícias - Mato Grosso digital
Reunidos em sessão ordinária, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (12), em primeira votação, o Projeto de Lei 1427/2025, que altera a Lei estadual nº 11.587, de 26 de novembro de 2021, que institui o Programa Estadual de Habitação, o Ser Família Habitação.
 
 
De autoria do governo do estado, o projeto altera o parágrafo 2° do artigo 1º da Lei n° 11.587, de 26 de novembro de 2021, que passa a vigorar com a seguinte redação: 
 
 
“§ 2° - O programa previsto no caput deste artigo atenderá famílias com renda mensal definida por meio de decreto estadual, com prioridade para famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos"
 
 
Em sua justificativa, o governo destaca que a alteração tem o objetivo de adequar a legislação estadual às recentes modificações promovidas pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
 
 
“A medida busca assegurar a plena integração entre os regimes habitacionais federal e estadual, de modo a ampliar, de forma efetiva, o alcance social da política habitacional desenvolvida no estado de Mato Grosso”.
 
 
Conforme o governo, “a principal alteração proposta consiste na ampliação do público-alvo do Programa Estadual Ser Família Habitação, passando a abranger famílias com renda mensal de até R$ 8.000,00 (oito mil reais), em conformidade com os parâmetros atualmente adotados pelo programa federal”.
 
 
O governo garante – ainda – disponibilidade orçamentária para a adoção da medida. “No que tange à disponibilidade orçamentária e financeira, a MT Participações e Projetos S.A. - MT PAR informou, de forma satisfatória, a previsão dos recursos necessários para a execução da proposta”.
 
 
Para completar a justificativa, o governo argumenta que “a ação está devidamente contemplada no Plano Plurianual (PPА) 2024-2027 e incluída no Plano de Trabalho Anual (PTA), com execução prevista para exercício de 2026”.
 
 
As proposições votadas nas sessões plenárias desta quarta-feira podem ser conferidas aqui
 
 
 
 
POR FLÁVIO GARCIA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

16 Nov 2025

27ºC / 19ºC

17 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados