27/09/2025 08:35:00
Deputado defende inclusão de autistas e capacitação de professores em evento na região Oeste
O encontro reuniu lideranças políticas, educadores e comunidade, reforçando a necessidade de políticas públicas inclusivas na educação e na saúde

Durante reunião realizada em Cáceres, polo educacional e de saúde que atende 23 municípios da região Oeste de Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), destacou a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo e de ampliar a capacitação de professores da rede estadual de ensino. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal, por convite do presidente da Casa, vereador Flávio Negação.
Em seu discurso, o parlamentar relembrou sua trajetória como professor e ressaltou que, apesar dos avanços, ainda há desafios para garantir o tratamento adequado e a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. “Muitos educadores não têm treinamento específico para lidar com situações em sala de aula. É preciso dar condições para que esses alunos aprendam e avancem junto com os demais”, afirmou Botelho.
Ele também lembrou a criação de iniciativas dentro da Assembleia para fortalecer o debate.
“Fizemos uma câmara setorial temática só para discutir essa pauta. Eu era presidente da Assembleia quando instituímos os institutos e, a partir disso, realizamos um trabalho muito importante para ajudar a melhorar a abordagem sobre o autismo e a inclusão. Esse é um compromisso que precisamos ampliar e fortalecer cada vez mais”, complementou.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) também foi elogiada pelo trabalho que desenvolve em prol da causa. Ela ministrou a palestra “Desmistificando o Autismo”, atividade que tem levado ao interior do estado com o propósito de ampliar o debate sobre inclusão. Botelho reforçou seu compromisso de apoiar a pauta e convocou a comunidade a participar. “Vamos caminhar juntos nessa luta. O apoio de todos é fundamental para transformar a realidade dos autistas em nosso estado”.
Na ocasião, a vereadora Elis Enfermeira apresentou duas demandas prioritárias para Cáceres: a aquisição de um micro-ônibus adaptado para atender alunos e atletas autistas em atividades externas, e a criação da Casa do Autista – um espaço sensorial com equipe multidisciplinar para atendimento especializado.
Segundo a parlamentar, a cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes e atua como polo regional, carece de estrutura para atender adequadamente a demanda. “A Secretaria de Saúde já tem encaminhado esforços, mas precisamos do apoio da Assembleia Legislativa para concretizar esse projeto. Uma única emenda não resolve, mas é o primeiro passo para viabilizar a Casa do Autista”, destacou Elisa.
O presidente da Câmara, vereador Flávio Negação, reforçou o pedido ao lado da vereadora Elis Enfermeira e do vereador Pacheco Cabeleireiro. “Reivindicamos ao deputado Eduardo Botelho uma ajuda de R$ 1 milhão para a saúde do município, de modo a atender esses pedidos importantes, em especial os voltados à causa do autismo e ao fortalecimento da rede de atendimento”, ressaltou.
Autor: Gabriela Carvalho (ALMT) Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)
Leia também
Sábado, 27 de Setembro de 2025
Sábado, 27 de Setembro de 2025
Sábado, 27 de Setembro de 2025
Sábado, 27 de Setembro de 2025
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
30 Sep 2025
27ºC / 19ºC
01 Oct 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados