01/05/2026 08:40:00

CONTRATOS SERÃO RENOVADOS

Dr. João conduz articulação e garante retorno de 56 profissionais ao Samu em MT

CONTRATOS SERÃO RENOVADOS - Notícias - Mato Grosso digital
Anúncio feito por Otaviano Pivetta encerra impasse e consolida atuação do primeiro-secretário, que abraçou a causa desde o início da crise.
 
 
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), comemorou nesta quinta-feira (30) a decisão do governo do Estado de renovar os contratos dos 56 servidores do Samu que haviam sido desligados. O anúncio foi feito pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e representa o desfecho de uma mobilização que teve participação direta do parlamentar e da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, da qual ele faz parte.
 
 
Desde o início do impasse, Dr. João assumiu a defesa dos profissionais e do próprio serviço de atendimento pré-hospitalar, recebendo os servidores em seu gabinete, cobrando esclarecimentos públicos, articulando reuniões e reforçando, dentro da Assembleia, a necessidade de preservar uma estrutura essencial para salvar vidas.
 
 
Para o deputado, a renovação dos contratos confirma que a atuação firme da Assembleia, especialmente por meio da Comissão de Saúde, cumpriu seu papel institucional de intermediar o conflito e defender o interesse público.
 
 
“Essa é uma vitória que nós construímos com muito diálogo, firmeza e responsabilidade. Desde o começo, eu assumi essa luta porque estava claro que não se tratava apenas de vínculo de trabalho, mas da preservação de um serviço essencial para a população. Quero agradecer ao governador Otaviano Pivetta pela sensibilidade em compreender a gravidade do tema e por tomar uma decisão correta, que protege os profissionais e, principalmente, garante mais segurança no atendimento à população”, afirmou Dr. João.
 
 
O parlamentar também fez questão de destacar que a Comissão de Saúde da Assembleia existe justamente para agir em momentos como esse, quando a saúde pública exige resposta rápida, mediação política e cobrança institucional.
 
 
“A Comissão de Saúde funciona para isso: para defender os melhores interesses da população de Mato Grosso e da saúde pública. Quando há risco de enfraquecimento de um serviço tão importante quanto o Samu, a Assembleia não pode se omitir. Nós entramos em campo, ouvimos os servidores, cobramos o governo, buscamos o Ministério da Saúde e ajudamos a construir essa solução”, completou.
 
 
A reviravolta ocorre poucos dias depois de uma sequência de medidas articuladas pela Assembleia. Na terça-feira (28), a Comissão de Saúde realizou reunião com representantes do Ministério da Saúde e com o então governador em exercício, Otaviano Pivetta, para debater alternativas que evitassem o enfraquecimento do Samu em Cuiabá, Várzea Grande e região. Na ocasião, Pivetta já havia admitido a possibilidade de rever a situação dos contratos e convidado os envolvidos para uma nova rodada de diálogo.
 
 
Antes disso, a pressão institucional já havia levado uma equipe técnica da direção nacional do Samu e do Ministério da Saúde a Cuiabá para vistoriar bases, veículos e a estrutura do atendimento, após denúncias de possível desmonte do serviço encaminhadas pela Comissão de Saúde da ALMT e pelo sindicato da categoria. A vistoria federal foi um dos marcos da ofensiva liderada no Parlamento para impedir perdas maiores no atendimento de urgência.
 
 
Ao longo de toda a crise, Dr. João manteve a posição de que não havia incompatibilidade entre o trabalho do Samu e o do Corpo de Bombeiros, desde que houvesse cooperação técnica e atuação harmônica, como já ocorre em Tangará da Serra, município frequentemente citado por ele como exemplo de integração bem-sucedida no atendimento pré-hospitalar. Para o deputado, o erro estava em enfraquecer uma estrutura consolidada em vez de buscar somar forças.
 
 
Com a renovação dos contratos, Dr. João avalia que o episódio deixa uma lição importante sobre o papel do Parlamento na defesa da saúde pública. Segundo ele, mais do que resolver um problema pontual, a Assembleia ajudou a reafirmar que decisões sobre serviços essenciais precisam ser tomadas com diálogo, planejamento e responsabilidade com a população.
 
 
“Fortalecer o Samu é, acima de tudo, proteger vidas e reafirmar o compromisso com o acesso universal e integral à saúde”, concluiu o deputado.
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 01 de Maio de 2026

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

02 May 2026

27ºC / 19ºC

03 May 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados