03/02/2024 08:40:00

Conae 2024: Comissão do TCE-MT contribui com debates sobre novo Plano Nacional de Educação

Conae 2024: Comissão do TCE-MT contribui com debates sobre novo Plano Nacional de Educação - Notícias - Mato Grosso digital

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) contribuiu com os debates para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE). O texto foi elaborado durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada entre 28 e 30 de janeiro, em Brasília (DF). 

 

Agora, o documento aprovado a partir desta movimentação, vai subsidiar o projeto de lei que o Ministério da Educação (Mec) deverá enviar ao Congresso para transformar o PNE em lei. Com validade de 10 anos, o Plano é política de estado que deve ser cumprida independentemente da gestão eleita, estabelecendo metas para o setor.

 

Neste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) indicou a Copec/TCE-MT para compor a delegação mato-grossense e, pela primeira vez, a Corte de Contas participou da Conferência tendo uma delegada como representante.

 

 

 

Conselheiro Antonio Joaquim, presidente da Copec/TCE-MT - clique aqui para baixar a foto.  

 

 

A escolha foi feita pelo presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, que designou a secretária-executiva Cassyra Vuolo para o trabalho. “Com essa participação nos inserimos ativamente em um espaço de deliberação sobre a situação da educação nos municípios, estados e a nível nacional”, salientou ele.

 

Antonio Joaquim também destaca que o avanço do setor depende do envolvimento de todas as instituições e da comunidade. “Desta forma estamos ajudando a construir a educação que nós queremos para Mato Grosso e para o Brasil. Uma educação inclusiva, que garanta não só o acesso, mas também a permanência de crianças e jovens na escola.”

 

 

O novo plano

 Realizada em caráter extraordinário, esta edição da Conae reuniu cerca de 2,5 mil pessoas ao longo de três dias. O encontro teve como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.  

 

No último dia, foi efetivada a Plenária Final, que examinou todas as emendas ao Documento Referência do novo Plano.  Entre as propostas aprovadas estão a revogação da Reforma do Ensino Médio e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o investimento de 10% do PIB em educação. 

 

O texto propõe ainda triplicar matrículas da educação profissionalizante no Ensino Médio, a implementação da educação de tempo integral para pelo menos 50% dos estudantes e a universalização da pré-escola a partir dos 4 anos, do Ensino Fundamental de 9 anos e garantia de educação para toda a população até 17 anos.

 

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Feb 2024

27ºC / 19ºC

01 Mar 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados