05/03/2026 08:30:00
Assembleia Legislativa publica nomes dos deputados que vão compor a CPI da Saúde
Comissão terá prazo de 180 dias, prorrogáveis, para apurar denúncias envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde entre 2019 e 2023. Wilson Santos (PSD) presidirá os trabalhos
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (3) a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que vai investigar atos praticados no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. A criação da comissão segue o que estabelece o artigo 355 do Regimento Interno da Casa (Comissão Temporária).
A CPI foi instaurada a partir de denúncias de irregularidades em procedimentos licitatórios ocorridos entre 2019 e 2023, apuradas no contexto da Operação Espelho, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso. Com a instalação, os parlamentares terão prazo de 180 dias, prorrogáveis, para elaborar e apresentar o relatório final, que será encaminhado às autoridades competentes.
Conforme o Ato nº 009/2026, o deputado Wilson Santos (PSD) foi escolhido para presidir a comissão. Os membros titulares são os deputados Dilmar Dal Bosco (União), Beto Dois a Um (PSB), Chico Guarnieri (PRD) e Janaina Riva (MDB). Na suplência, foram designados Lúdio Cabral (PT), Paulo Araújo (PP), Carlos Avallone (PSDB), Dr. Eugênio (PSB) e Thiago Silva (MDB).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), afirmou que desde o início a Mesa Diretora buscou cumprir os trâmites legais. Segundo ele, a criação da CPI da Saúde foi analisada pela Procuradoria da Casa, que deu aval à sua instalação. “Seguindo essa orientação, fizemos a publicação hoje. Todos os blocos indicaram os nomes no prazo, o que dispensou qualquer intervenção da presidência”, explicou.

Deputado Max Russi explica que caberá ao deputado Wilson Santos convocar a primeira reunião para a instalação formal da comissão.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Agora, de acordo com Russi, caberá ao deputado Wilson Santos convocar a primeira reunião para a instalação formal da comissão, com a eleição do vice-presidente, do relator e a definição da dinâmica de trabalho. O presidente da Casa destacou ainda que a comissão está bem estruturada, com parlamentares experientes e participativos.
“Os blocos indicaram deputados que demonstraram interesse e disposição para contribuir, o que é fundamental para que a CPI realize um bom trabalho”, concluiu.
POR ELZIS CARVALHO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Leia também
Quinta-Feira, 05 de Março de 2026
Quinta-Feira, 05 de Março de 2026
Quinta-Feira, 05 de Março de 2026
Quinta-Feira, 05 de Março de 2026
Quarta-Feira, 04 de Março de 2026
Quarta-Feira, 04 de Março de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
06 Mar 2026
27ºC / 19ºC
07 Mar 2026
27ºC / 19ºC
ENTREVISTAS EM ÁUDIO
Irmão da noiva rouba a cena e pede namorado em casamento na...
01/12/2019 17:12:27
As mais lidas
Esporte
Reforço do Corinthians, Lingard vai a campo, mas treina à parte do elenco
05/03/2026 17:25:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados

