28/01/2026 08:32:00
Mercado Livre cresce 31% em meio a popularização crescente do comércio eletrônico
Setor de e-commerce cresceu 20% em 2025; as três maiores empresas do setor representam 70% do mercado
O Mercado Livre tem surfado com precisão o crescimento do mercado de varejo no Brasil, ampliando o próprio negócio com um avanço estimado em 31% – e o desempenho vem agradando analistas.
O mercado de varejo virtual cresceu cerca de 20% no Brasil em 2025. A expansão foi quatro vezes maior que o crescimento dos canais de venda offline (cerca de 5%). De acordo com o Itaú BBA, apenas Shopee, Amazon e Mercado Livre representam cerca de 70% de todo esse mercado.
A competição entre as três companhias também tem ajudado a consolidar o mercado de vendas digitais no Brasil, com investimentos pesados em marketing, incentivos de preços e logística. Como retorno, a migração dos consumidores do físico para o online não para de crescer. A previsão dos analistas sugere que esse crescimento atinja 22% até o final de 2025 — mais 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Diante desse cenário, o BBA manteve sua recomendação de compra para a ação, com preço-alvo de U$ 2.850.
Conforme o relatório, no último ano, a penetração online cresceu 14% e todos os players parecem bens posicionados para continuar aproveitando o desenvolvimento. A estratégia de crescimento, que tem sido replicada entre as três principais companhias, inclui desde o aumento de variedade à expansão dos centros de distribuição e melhora no frete — em questões de preço e tempo.
Oportunidades e vantagens
O Mercado Livre tem liderado na expansão na área de armazenamento, com aproximadamente 2,2 milhões de m². Além disso, a companhia abriu vantagem no setor de logística, devido à sua infraestrutura de fulfillment (que cuida desde o recebimento do produto até a entrega ao cliente), o principal diferencial competitivo da empresa.
Segundo avaliação dos analistas, as principais oportunidades de crescimento para o Mercado Livre ainda parecem estar em cinco categorias: Vestuário, Alimentos, Saúde e Beleza, Eletrônicos e Autopeças. O destaque segue com as áreas de Vestuário, Alimentos e Saúde e Beleza. Conforme o relatório, cada uma cresceu entre 35% e 40%, acima da média da empresa. Em simultâneo, a categoria de Autopeças tem acompanhado no mesmo ritmo do crescimento da companhia.
Apesar dos ganhos recentes no setor, a penetração online no país ainda fica atrás de concorrentes como os EUA, a China e o Reino Unido. Respectivamente, com 27%, 36% e 28%. Para os analistas do BBA, o cenário atual permite que as três principais empresas se expandam em conjunto, menos como uma competição e mais em um esquema de cooperação pelo mercado.
Foto: Adobe Stock
Por: Erick Souza / InfoMoney
Leia também
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2026
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
31 Jan 2026
27ºC / 19ºC
01 Feb 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


